quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Identidade Visual Guto Escape
Uma das primeiras marcas desenvolvidos por CFcomunicólogo, ou melhor, a segunda identidade visual, foi da loja de escapamento de veículos GutoEscape. E já se passaram aproximadamente 12 anos, mas o sinal não perdeu o valor conceitual em um mercado de alternâncias constantes, com aplicações científicas na prática das teorias das imagens e da publicidade e propaganda, gerando cada vez mais a aplicação bem sucedida dos sinais de identificação e linguagens apropriadas para cada tipo de público.
É bom afirmar que o processo de redesenho dos logotipos está cada vez mais constante no mercado sergipano. Muitos empreendedores rasgam dinheiro sem sentir, ao trocar o sinal de identificação com tempo mínimo de visibilidade no mercado. Será que eles realizam alguma pesquisa qualitativa de mercado junto aos consumidores, colaboradores e funcionários referente às diversas variáveis para identificar se o sinal funciona ou não? E quando o sinal não corresponde ao seu tempo? Qual valor que essa marca tem no atual mercado, o que ela vai representar em um futuro próximo?
Classifico o sinal do Guto Escape como exemplo vivo que simbologia e lettring bem fundamentado sobrevivem ao tempo, rompe tendências momentâneas e vontade própria (publicitário/marketeiro/designer gráfico) que não tem o senso criativo ou profissional para diagnosticar os problemas de posicionamento, da falta de inovação tecnológica que leva o produto ou serviço a se transformar em commodity, ou ações da própria concorrência que afetam as operações mercadológicas do cliente.
Tais profissionais acham válido alterar a identidade visual como forma de justificar o investimento publicitário sem perceber o tempo de maturação à nova identidade fazer parte da mente cognitiva dos clientes. Não é somente a identidade que mudará, mas todo o sistema de comunicação. Será que a verba financeira destinada para o plano estratégico é suficiente à propagação da nova identidade? É necessária a alteração de forma abrupta? Será que é válido apagar parte da história da empresa? São tantas as variáveis que só a pesquisa mercadológica bem elaborada, aplicada e tabulada mostrará a capacidade de responder o plano estratégico de comunicação.
A letra G da identidade visual GutoEscape está presente na simbologia e faz alusão direta à tubulação do escapamento automotivo. Outro ponto positivo são as cores trabalhadas e apresentadas por diversas lojas no mercado aracajuano, geralmente a base aplicada é a cor preta, ou amarela. Na identidade visual GutoEscape foram trabalhadas três cores, o vermelho, o amarelo e a cor verde, mas toda a sua estrutura funciona corretamente em uma única cor, demonstrando que os elementos gráficos mantêm uma forte sinergia.
CFcomunicólogo desenvolveu o sinal de identificação, o material expediente, a comunicação do ponto de venda, brindes, entre outras peças publicitária. GutoEscape uma marca do passado, do presente e do futuro.
Cliente: Guto Escape
Agosto de 1996
É bom afirmar que o processo de redesenho dos logotipos está cada vez mais constante no mercado sergipano. Muitos empreendedores rasgam dinheiro sem sentir, ao trocar o sinal de identificação com tempo mínimo de visibilidade no mercado. Será que eles realizam alguma pesquisa qualitativa de mercado junto aos consumidores, colaboradores e funcionários referente às diversas variáveis para identificar se o sinal funciona ou não? E quando o sinal não corresponde ao seu tempo? Qual valor que essa marca tem no atual mercado, o que ela vai representar em um futuro próximo?
Classifico o sinal do Guto Escape como exemplo vivo que simbologia e lettring bem fundamentado sobrevivem ao tempo, rompe tendências momentâneas e vontade própria (publicitário/marketeiro/designer gráfico) que não tem o senso criativo ou profissional para diagnosticar os problemas de posicionamento, da falta de inovação tecnológica que leva o produto ou serviço a se transformar em commodity, ou ações da própria concorrência que afetam as operações mercadológicas do cliente.
Tais profissionais acham válido alterar a identidade visual como forma de justificar o investimento publicitário sem perceber o tempo de maturação à nova identidade fazer parte da mente cognitiva dos clientes. Não é somente a identidade que mudará, mas todo o sistema de comunicação. Será que a verba financeira destinada para o plano estratégico é suficiente à propagação da nova identidade? É necessária a alteração de forma abrupta? Será que é válido apagar parte da história da empresa? São tantas as variáveis que só a pesquisa mercadológica bem elaborada, aplicada e tabulada mostrará a capacidade de responder o plano estratégico de comunicação.
A letra G da identidade visual GutoEscape está presente na simbologia e faz alusão direta à tubulação do escapamento automotivo. Outro ponto positivo são as cores trabalhadas e apresentadas por diversas lojas no mercado aracajuano, geralmente a base aplicada é a cor preta, ou amarela. Na identidade visual GutoEscape foram trabalhadas três cores, o vermelho, o amarelo e a cor verde, mas toda a sua estrutura funciona corretamente em uma única cor, demonstrando que os elementos gráficos mantêm uma forte sinergia.
CFcomunicólogo desenvolveu o sinal de identificação, o material expediente, a comunicação do ponto de venda, brindes, entre outras peças publicitária. GutoEscape uma marca do passado, do presente e do futuro.
Cliente: Guto Escape
Agosto de 1996
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