terça-feira, 15 de maio de 2018

Palestra Tom Fleming: "Reflexões Críticas sobre Economia Criativa e Cultura - Perspectivas Globais"



Criar e ativar de forma criativa faz parte do meu DNA. No dia 19 de março, segunda-feira, eu participei da palestra “Reflexões críticas sobre economia criativa e cultural – Perspectivas globais”, ministrada pelo britânico Tom Fleming, da Consultoria Criativa Tom Fleming, no auditório do Senac Sergipe.

A temática tem grande relevância no mercado atual, segundo a OIT – Organização Internacional do Trabalho, o mercado criativo crescerá em todo mundo entre 10% e 20% nos próximos anos. As diversas formas de expressões culturais existentes em Sergipe podem ser potencializadas por meio de novos conteúdos, novos produtos e serviços através do capital intelectual que é a mola propulsora da economia criativa. Por isso, profissões como jornalismo, publicidade, fotografia, arte, design, arquitetura, mídia digital podem ajudar a desenvolver o amplo mercado da economia criativa que está em expansão. 

Muito instigante o conteúdo apresentado por um dos melhores consultores do mundo na economia criativa, Tom Fleming. Abaixo alguns pontos abordados:
- Não tem mais essa de grandes prédios e arquitetura moderna para o consumidor. O consumidor não está preocupado com prédio é sim com outros valores, como diversidade, respeito pelas questões sociais. Focar na beleza do simples, focar em públicos alvos chaves, sugere mais impacto que um prédio suntuoso ou belo;

- A maneira básica de despertar novos talentos é você construir o ambiente fomentador;

- Existe oportunidade para ofertar um produto não pelo turismo, mas com inclusão. Augusto da UFS, coordenação do empreendedorismo da UFS, estimula a economia criativa em parceria com o SEBRAE, na proposta de desenvolver a cultura empreendedora. Estão sendo ativadas várias parcerias para empreender novos negócios, novos conglomerados;

- Economia criativa, tecnologia social, serão 20 projetos em cinco cidades que vão receber aporte financeiro para efetivar a economia criativa, social e tecnológica;

- Sai das políticas públicas para uma estrutura de economia colaborativa? Estrada longa e difícil. É uma mentalidade, mas ela pode ser mudada. O poder público pode ser mais criativo nas parcerias para atrair parcerias privadas, além disso, fomentar a participação criativa. Inciativa com empresas criativas com prefeituras. Negócios verdadeiros, empresas verdadeiras. Para desenvolver novos modos de investimentos mistos, com visão de longo prazo para reduzir o investimento. Se esperar somente pelo poder público pode-se se esperar para sempre. Melhor fomentar as parcerias de negócios; 

- As relações tem que ser de longo prazo, mas tem coisas pequenas que podem ser tentadas, a exemplo do crédito de designer criativo;

- O conhecimento acadêmico é vital, ele precisar inovar como as indústrias. O elemento cultural tem que ser desenvolvido para celebrar novos talentos e com isso, serem descobertos e estimulados;

- A história da Nokia é um ciclo de louco, que era do ramo de pneus e virou uma empresa grande de tecnologia e uma empresa quebrada em tecnologia; 

- O Senac é um boa âncora para formatar o espírito empreendedor é criativo. A pesquisa é muito importante associada às universidades. Geração de valor na produção das áreas artísticas, em novas plataformas criativas de tecnologia e comunicação;

- Pensar: Inovação vs. Pesquisa vs. Academia vs. Sociedade.

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