sábado, 20 de junho de 2020

Redes Sociais são mais citadas que TV como fonte de notícia do Brasil

O relatório Reuters Digital News Report 2020, divulgado na última terça-feira (16), em meio a uma pandemia global de saúde pública, ganhou destaque ao apresentar pela primeira vez, que as redes sociais estão à frente da TV como fonte de informação para os brasileiros.


A YouGov é a responsável pela pesquisa. Os questionários foram aplicados entre mais de 80.000 consumidores de notícias online em 40 mercados, incluindo Quênia e Filipinas pela primeira vez.

Em grande parte dos países pesquisados, os questionários foram aplicados antes de o novo coranavírus afetar as sociedades. Tabulações mais detalhadas consulte o relatório.


Analise os principais dados da Reuters Digital News Report 2020

Pela primeira vez, 67% os consumidores afirmam que utilizam as redes sociais como as principais fontes de informação.


66% optam pela televisão para se informar, o meio fica em segundo lugar no ranking.

87% dos internautas citam a categoria online, líder como fonte de notícias acessadas pelos brasileiros (redes sociais e veículos de comunicação on-line).

23 % afirmam se informar pelo meio jornal impresso, em 2013 eram 50%.

54% optam em ler notícias na rede social Facebook, sendo a rede mais acessada pelos brasileiros.
48% optam em se informar pelo WhatsApp.

45% buscam o Youtube. A rede passa a ameaçar a vice-liderança do WhatsAPP, entre 2019 e 2020 a rede caiu 5 pontos percentuais.

30% acessam o Instagram para se informar.

17% optam pelo Twitter.

13% visualizam as notícias pelo Facebook Messenger.

27% dos brasileiros pagam por notícias on-line, subiu 5 pontos percentuais comparado a 2019.


Confiança nas notícias brasileiras

O relatório Reuters Digital News Report apontou os seguintes dados em relação à confiança dos noticiários do Brasil.

2018 – 59%

2019 – 48%

2020 – 51%

A análise aponta ligeira alta em 2020, a maior parte passou a declarar que confia a maior parte do tempo dos noticiários. No ano anterior, a fake news presente nas eleições, derrubou a confiança dos leitores de notícias do Brasil.


Posição do Ranking Mundial de Noticiários

Porcentagem de pessoas que dizem confiar na maior parte das notícias a maior parte do tempo.

1º - Finlândia – 56%

2º - Portugal – 56%

3º - Turquia – 55%

4º - Holanda – 52%

5º - Brasil – 51%

22º - Japão – 37%

26º - Argentina – 33 %

31º - Estados Unidos – 29%

Compartilham 1 noticiário ‘sem ponto de vista’: 51%

Compartilham a mesma visão de 1 veículo de imprensa: 43%


Fake News na Internet

Países com maior proporção de pessoas preocupadas com o fenômeno.

1º - Brasil – 84%

2º Portugal – 76%

3º Quênia – 76%

4º África do Sul – 72%

5º Estados Unidos – 67%

6º Senegal – 65%

7º Canadá – 65%

O Brasil mantém a maior preocupação com as fake news, liderança absoluta.


Veículos mais citados na Mídia

O relatório pesquisou as fontes que o brasileiro procura informações ao menos uma vez na semana em %, veículos off-line (TVs, rádios e jornais impressos).

TV Globo – 51%

Record – 43%

SBT – 37 %

Globo News – 37%

Band News Rádio – 34%

O Globo – 30%

TV Band News – 26%

Jornais Regionais – 23%

Folha de São Paulo – 19%

CNN Brasil – 14%

Rádios Comerciais – 14%

Rede TV – 14%

O Estado de São Paulo – 13%

Jornal Extra – 12%

TV Brasil – 12%

BBC News – 12 %

O conglomerado de empresas da Rede Globo, somadas, mantém grande relevância como fonte de noticiários pelos brasileiros, ao menos um dia na semana.


Mídia On-Line – Alcance Semanal de TV, Rádio e Impresso

Marcas com as quais os brasileiros tiveram contato para saber de notícias ao menos uma vez na semana.

Globo News online e G1 – 51%

UOL – 47%

Record News online e R7 – 39%

O Globo online – 33 %

Yahoo! News – 29%

MSN News – 24%

Band News online – 23%

O Antagonista – 22%

Folha de São Paulo online – 15%

Rede Brasil Atual – 16%

O Estado de São Paulo online – 15%

BBC News online – 15%

Sites de Jornais Regionais – 14%

Sites de Rádios Comerciais – 12%

Rede TV News online – 12%

Sites de Jornais Gratuitos – 11%

Diário do Centro do Mundo – 11%

BuzzFeed News – 11%

Extra online – 10%

Brasil 247 – 10%



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