Em agosto, as vendas no comércio brasileiro registraram uma queda de 0,2% em comparação com julho, mantendo-se próximo a zero, revelando estabilidade.
Setores como supermercados e combustíveis se destacaram, impulsionados pela desaceleração da inflação, oferecendo mais poder de compra aos consumidores.
Apesar da volatilidade, o comércio brasileiro evidencia resiliência. Em relação a agosto de 2022, houve um crescimento de 2,3% no volume de vendas.
Setores como supermercados mostram consistência, aproveitando a desaceleração da inflação para manter um crescimento sustentado, enquanto outros setores enfrentam reestruturações e redução de lojas.
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que metade dos oito setores pesquisas apresentaram números negativos:
Artigos de uso pessoal e doméstico: -4,8%;
Livros, jornais, revistas e papelaria: -3,2%;
Móveis e eletrodomésticos: -2,2%;
Tecidos, vestuário e calçados: -0,4%.
A outra metade dos setores pesquisados apresentaram números positivos, confira:
Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: 0,9%;
Combustíveis e lubrificantes: 0,9%;
Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: 0,2%;
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria: 0,1%.
Foto: Freepik/vecstock
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