quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Impacto Digital: número recorde de usuários de internet no Brasil em 2022

No contexto atual, onde 161,6 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade acessaram a internet no país em 2022, de acordo com dados do Módulo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (9), proporciona às instituições públicas e privadas oportunidades de investimentos em ações de marketing de forma estratégica.

Analise os principais dados oriundos dos três meses anteriores à entrevista:

- Utilização da Internet de pessoas com 10 anos ou + em 2022

º 2021: 84,7%

º 2022: 87,2%



- Crescimento exponencial na Zona Rural em 2022

º 2016: 33,9%

º 2021: 67,5%

º 2022: 72,7%


- Região com maior percentual de usuários da internet em 2022

º Centro-Oeste: 96,6%, com forte influência do Distrito Federal


- Regiões com menores percentuais de usuários da internet

º Norte: 82,4%

º Nordeste: 83,2%


- Grau de instrução dos que acessam a internet em 2022

º Sem instrução: 39,4%

º Superior incompleto: 98,7%

º Superior Completo: 98,2%


- Crescimento no grupo de idosos que acessam a internet em 2022

º 2016: 24,7%

º 2022: 62,1%

º 10 a 13 anos: 84,9%

º 20 a 24 e de 25 a 29 anos: 96%

º 30 a 59 anos: o percentual cai

º 60 anos ou mais: 62,1%


- Região com maior e menor percentual de idosos que acessaram a internet em 2022

º Centro-Oeste: 69,4%

º Nordeste: 51,3%


- Percentual de idosos que acessaram a internet nos estados em 2022

º Distrito Federal: 82,2%

º Rio de Janeiro: 72,3%

º Roraima: 71,6%

º São Paulo: 70,6%

º Paraíba: 48,7%

º Maranhão: 46,4%

º Piauí: 45,9%


- Percentual de estudantes da rede privada e pública que usaram a internet em 2022

º Rede Privada: 98,4%

º Rede Pública: 89,4%



- Equipamentos mais utilizados para acessar a internet em 2022

º Telefone Móvel Celular: 98,9%

º Televisão: 47,5%

º Microcomputador: 2016 – 63,2% / 2022 – 35,5%

º Tábua: 2016 – 16,4% / 2022 – 7,6%


- Finalidade da utilização da internet em 2022

º Conversa por chamada de voz e vídeo: 94,4%

º Receber mensagem (texto, voz, imagens por aplicativo): 92,2%

º Assistir vídeos, programas, séries e filmes: 88,3%

º Redes Sociais: 83,6%


O aumento exponencial do acesso à internet no Brasil evidencia a relevância da aplicação das ferramentas de marketing no cenário comercial brasileiro. As empresas que buscam alcançar esse vasto público online utilizam estratégias eficientes de convergência no ambiente online e offline para se destacarem no mercado hipercomunicativo.

Nesse contexto de hiperconcorrência e hipercomunicação, as ações estratégicas de marketing desempenham um papel crucial, permitindo às instituições públicas e privadas, formadores de opinião, gestores e políticos construírem uma presença online sólida, interagir de forma mais próxima com os consumidores e otimizar seu alcance em um cenário tão dinâmico como a internet.

Os dados do Módulo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgados pelo IBGE, são fontes para desenvolver criativamente estratégias e aplicar mercadologicamente de forma certa para impactar os grupos de consumidores públicos.

Fonte Imagens Gráficos: IBGE

Foto Destacada: Freepik


Nenhum comentário: