domingo, 27 de outubro de 2024

Censo das Secretárias revela baixa presença feminina nos cargos de liderança pública

O primeiro Censo das Secretárias revelou que apenas 28% dos cargos de secretariado em governos estaduais e capitais brasileiras são ocupados por mulheres, com um total de 341 secretárias. Realizado pelos Institutos Aleias, Alziras, Foz e Travessia Políticas Públicas, com o apoio da Fundação Lemann e Open Society Foundations, o estudo mapeou 698 órgãos estaduais e 536 municipais entre novembro de 2023 e março de 2024.

Segundo a matéria da Agência Brasil, apenas os estados de Alagoas, Pernambuco e Ceará, atingiram a paridade de gênero. Em contrapartida, 20 estados e 16 capitais não alcançaram 30% de mulheres em seu secretariado. Os números apontam que 57,4% das secretárias que responderam a pesquisa se identificam como brancas; 37,8%, como pretas ou pardas; 3%, como indígenas; e 2%, como amarelas.

Embora mulheres predominem em pastas sociais, a exemplo da sáude e educação, sua presença é limitada em áreas estratégicas, como infraestrutura e economia, evidenciando o segregamento.

Com uma alta qualificação, 43% das secretárias possuem especialização, e 26%, mestrado, mas metade ocupa o cargo pela primeira vez, sugerindo um avanço recente das mulheres nesses espaços de poder.

Com informações: Agência Brasil

Nenhum comentário: