Meu amigo relatou que na última conversa o rapaz estava um pouco exaltado, não entendia como uma empresa que trabalha na mesma área abre o seu negócio a menos de 100 metros da loja dele! Se o negócio for rentável e próspero creio que vale um estudo referente à localização, logística e demanda mercadológica.

Qual o motivo da exposição do caso mercadológico local? É simples. Entre os dias 27 e 30 de maio, foi realizada no Centro de Convenções de Aracaju, a FITEC – Feira da Indústria e Inovação Tecnológica com a participação de mais de 70 indústrias, instituições de fomento a inovação tecnológica e empresas do setor de serviços.

Se ele participou ou não da FITEC, vou tecer um breve comentário de algumas indústrias, empresas e instituições que estavam presente no grande evento e posteriormente passar o link por email para meu amigo, pedindo para entregar ao seu colega. Meu desejo profissional é poder contribuir de alguma forma com o conhecimento adquirido na Feira da Indústria e Inovação Tecnológica.

A SergipeTec é uma associação privada, sem fins lucrativos, que abriga mais de 20 empresas e seis instituições de pesquisa. O desenvolvimento à criação de empresas e suas redes de relacionamento que agregam o processo produtivo, a geração de conhecimento, ensino, pesquisa e inovação é um processo contínuo da SergipeTec.
Posso apresentar diversos pontos de suma importância, mas citarei apenas três. O primeiro é a área de tecnologia, como por exemplo, os softwares na área da TI - tecnologia da informação, que ajudam o empresariado a obter respostas rápidas para o processo de tomada de decisão administrativa. A segunda foi o layout do stand na feira, com arquitetura e design de ambiente moderno e um vasto material impresso de apoio, apresentando conteúdos de ótima qualidade. O terceiro ponto foi a apresentação da nova sede ambientalmente correta. Acredito que não é só um material expediente impresso em papel reciclável que enfatizará que determinada empresa é ambientalmente correta, ela tem que pensar primeiramente nas próprias instalações para melhor aproveitar os recursos naturais e transformar os mesmos em matéria prima para o cotidiano do trabalho. Atualmente nos projetos arquitetônicos está sendo uma das maiores preocupações dos profissionais. A sede será edificada ao lado da Universidade Federal de Sergipe.
Maiores informações no site http://www.sergipetec.se.gov.br/

A área da saúde na capital aracajuana, especificamente, hospitais públicos e particulares, encontram-se no processo de forte demanda, e a Constat, empresa sergipana, oferece os serviços de remoção do paciente da residência para realização de consultas, exames e tratamentos, remoção de paciente hospitalizado de alta para sua residência, remoção de paciente internado para procedimentos diagnósticos e terapêuticos e serviços para apoio médico em eventos sociais, culturais esportivos.
No mercado sergipano tenho conhecimento somente do serviço de remoção da residência ou do local do acidente para o hospital ou clínica, realizado geralmente pelas empresas de plano de saúde, clínicas, hospitais e SAMU. Mas em relação a remoção do hospital para residência, disponibilizando acompanhamento médico especializado e toda infra-estrutura necessária como: camas hospitalares, cilindros e concentradores de oxigênio, bombas de infusão, monitores, entre outros, é a primeira empresa que tenho conhecimento no mercado local.
Fiquei muito surpreso com o serviço ofertado e também com o atendimento profissional da Luciana, ao apresentar o conteúdo informativo do empreendimento.
Maiores informações no site www.constat-se.sergipehost.com.br/empresa.php

O stand da sergipana ArtLine estava muito bem projetado, aguçando os sentidos sensoriais da visão, audição e tato. Posso considerar a ArtLine como um bom exemplo de valorização do processo comunicativo. Ela pode ser um bom exemplo para os empresariados sergipanos! Material de apoio, televisão de plasma exibindo documentário institucional referente a indústria e aos processos execução dos seus produtos. A qualidade das cadeiras e móveis planejados ArtLine era visível, mas os visitantes não se contentavam somente em olhar, eles passavam a mão com delicadeza e total atenção nos acabamentos.
Tenho que registrar a presença do senhor Adham Duarte. Ele representava a empresa Interact Divisória Planejadas, empresa do estado de São Paulo. Observei a sua explanação e também conferi a qualidade das divisórias que estavam presentes no stand da ArtLine. Parabéns para as duas marcas que marcam.
Maiores informações no site http://www.artlinemoveis.com.br/ / http://www.interactdivisorias.com.br/

A marca Natville, tendo como responsável a indústria de Laticínios Santa Maria, está no mercado desde ano de 1985, localizada na cidade de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe. Ao conversar com o contato do stand, fui informado que a empresa distribui a marca Natville para todos os estados da região Nordeste e algumas cidades da região Sudeste.
O mix de produtos Natville é bastante diversificado, com 11 tipos de leite, bebidas lactéas, manteigas, queijo prato, coalho, minas, mussarela, entre outros. Vale ressaltar, o Prêmio ENEL – Melhor Requeijão do Nordeste no ano de 2004 demonstrando a qualidade e credibilidade do seu produto.
Mais uma indústria de destaque no mercado sergipano.
Maiores informações no site http://www.natville.com.br/

A ampliação do seu mix de produtos e diversificação de áreas de serviço atualmente faz parte do composto inovativo do Grupo Petrox. A rede de postos Petrox está presente em quatro estados do Nordeste. A marca Petrox também atua no segmento de pneus e óleos lubrificantes com marca própria.
A Provider Internet Wireless foi apresentada para os participantes da FITEC. Ainda não tive o contato com o serviço, mas o fato de buscar a estratégia de diversificação de mercado demonstra que os diretores do grupo Petrox estão acompanhando as oportunidades e a sustentabilidade econômica do Grupo em médio e longo prazo.
Maiores informações no site http://www.petrox.com.br/
ICB – INDÚSTRIA E COMÉRCIO BARCHA
Por muitos anos acompanhei a evolução da mídia exterior no mercado sergipano e poucas empresas da área investiam timidamente na área de merchandising. Participei de algumas feiras na cidade, mas geralmente o que expositores apresentavam eram peças prontas vindas do sul do país, perceptivelmente parecidas umas com as outras, faltando apenas inserir a marca e as cores nas peças de merchandising. Elas se repetiam nos supermercados, shoppings e áreas externas.
Como comunicólogo, fiquei muito feliz em saber que existe a ICB, trabalhando no desenvolvimento e fornecimento de displays para PDV – Ponto de Venda e equipamentos para Comunicação Visual, suprindo uma área não muito valorizada pelas empresas locais. As peças que estavam em exposição eram modernas e de ótima qualidade. A linha acrílica e laser se destacavam entre as outras. Considero com peças modernas, tecnicamente funcionais e de ótima visibilidade e aplicabilidade.
Maiores informações no site http://www.icb.inc.br/

Empresa parceira de carlosfabríciocomunicólogo e da ProporçãoComunicação há mais de 16 anos. A Apple está sempre a frente do seu tempo, investindo em tecnologia de impressão e na qualidade de execução das camisas promocionais, uniformes escolares e roupas especiais para a indústria.
A última inovação de produto/serviço há mais ou menos quatro anos, foi a tecnologia de impressão a base de sublimação, entretanto só atendia uma quantidade alta de pedido. O sistema era inviável para poucas unidades. Hoje, a Apple Confecção já imprime uma só camisa com rapidez, qualidade e durabilidade.
Existem no mercado inúmeras empresas que trabalham com o processo de sublimação, ofertando tamanhos determinados de impressão (formato A4 e Ofício) e a qualidade impressa é perdida com o processo de lavagem. Hoje, na Apple Confecções, o cliente pode imprimir a frente, o verso e as mangas de uma única camisa. Referente a qualidade e durabilidade é só perguntar para os clientes atendidos pela Apple: inúmeros colégios particulares, AmBev, Grupo Constâncio Vieira, blocos carnavalescos da capital e do interior, entre outros. Como profissional da comunicação considero a Apple Confecção com uma das melhores empresas da região Nordeste.
Maiores informações no site http://www.appleconfeccoes.com.br/

Acompanhei a explicação da Laudicéia Fraga referente a alguns serviços prestados para o desenvolvimento técnico de Sergipe. O ITPS é composto por sete laboratórios, proporcionando ensaios nas áreas de meio ambiente, alimentos, fertilizantes, calcário, água, solos, tecido foliar, resíduos industriais, produtos químicos e resistência de materiais. Fraga citou que os equipamentos PHmetro e Bureta Eletrônica são uns dos mais modernos da Instituição.
No estado de Sergipe, o ITPS é o órgão delegado pelo INMETRO, realizando fiscalizações, verificações e ensaios nas áreas de Metrologia e Qualidade Industrial. O ITPS completará no dia 27 de junho 86 anos de existência e excelência nos serviços prestados para a sociedade sergipana.
Maiores informações no site http://www.itps.se.gov.br/

A Rede Petrogas Sergipe atua com competência no processo inovativo organizacional das empresas que lidam diretamente com energias renováveis, petróleo e gás. São empresas que atuam na formação profissional de diversas áreas industriais, na elaboração, implantação e montagem de projetos altamente técnicos e especializados, na consultoria em exploração e produção de petróleo, na área industrial elétrica, na área química, no desenvolvimento e fornecimento de peças metálicas, na prestação de serviços de limpeza e conservação ligados diretamente à indústria e na construção, reparos (docagens, elétricos e mecânicos), conversões de embarcações marítimas.
Além das empresas fornecedoras de produtos e serviços, a Rede Petrogas Sergipe conta com as instituições: SEBRAE, SENAI, Estado da Arte Consultoria e Treinamento, Escola Técnica Federal de Sergipe, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes, FIES/SE, FAPITEC/SE, IEL e mais duas empresas âncoras que são a Petrobras e a Sergas.
Maiores informações no site www.redepetrogas.com.br/petrogas/index.jsf
TECNOGAS CONSULTORIA E SERVIÇOS
Está no mercado desde 1994, atuando na área de engenharia de gás, prestando o serviço de consultoria, projeto, montagem, operação e manutenção de sistemas de distribuição de gás. Também atua na implantação de projetos de energias renováveis, sistema de gestão de segurança, meio-ambiente e saúde ocupacional.
No stand, ao apresentar a empresa, o Eng. Samuel teceu comentário a respeito do estudo que já vem sendo desenvolvido no município da Barra dos Coqueiros, localizado no litoral norte de Sergipe. Para ele o investimento que está sendo realizado no desenvolvimento para captação e geração de energia eólica trará ótimos resultados para o estado, proporcionando mais uma fonte de geração de energia. Samuel apontou o projeto inovativo e considerou-o limpo, renovável e que não prejudicará o meio ambiente sergipano.
Maiores informações no site http://www.tecnogas.com.br/

Empresa criada no ano de 2006. A Energen atua no mercado com o foco no desenvolvimento de projetos de energias renováveis no estado de Sergipe e Bahia. O senhor Carlos Viana enfatizou a preocupação da empresa junto à sociedade sergipana, como as questões relacionadas a sustentabilidade e responsabilidade sócio-ambiental.
A ENERGEN é a empresa que desenvolve estudos e projetos para implantação do parque eólico em parceria local com a TECNOGAS e com empresas do mercado nacional e europeu. Viana enfatizou detalhamentos técnicos, como o desenvolvimento do estudo de impacto ambiental na área selecionada no município da Barra dos Coqueiros.
Como profissional de marketing, acredito que as empresas Energen e Tecnogas são conscientemente responsáveis no processo de desenvolvimento de energias renováveis, como no caso a eólica, e desenvolvem papéis de fundamental importância no processo administrativo e evolutivo, a exemplo do empreendedorismo e da inovação tecnológica sergipana, não só como diferencial competitivo, mas principalmente na preocupação da sustentabilidade e responsabilidade sócio-ambiental.
Maiores informações no site http://www.energen-er.com.br/

Empresa sergipana, localizada em Aracaju, fornece fixadores metálicos: parafusos, arruelas, porcas, rebites, grampos tipo U, chumbadores, barras roscadas e estojos, inox, latão, etc. O senhor Marcelo Marinho forneceu dados técnicos referentes aos produtos e serviços, enfatizou a preocupação em não só fornecer produtos para as empresas que compõem a Rede Petrogas Sergipe, mas entregar produtos e serviços com o melhor padrão de qualidade em todos os processos para o mercado regional. Marinho, orgulhoso, apresentou a certificação de qualidade da ISO 9001.
Maiores informações no site http://www.cpfparafuso.com.br/

Atua no mercado há 7 anos, no segmento de prestação de serviços para empresas públicas e privadas. O mix de serviço da WM é diversificado e mantém total qualidade na prestação de serviços como limpeza e conservação predial, jardinagem, locação de mão de obra temporária, lavagem e desinfecção de reservatórios de água potável em locais diversos, limpeza em áreas industriais, serviço de imunização e controle de pragas urbanas.
Maiores informações no site http://www.wnservicos.com.br/
WELLCON TREINAMENTO E CONSULTORIA
A Wellcon atua nas áreas de treinamento e consultoria em exploração e produção de petróleo. O seu mix de produtos e serviços é bastante especializado, ofertando cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Petróleo, consultoria em controle de poço e auditoria de sondas, capacitação de técnico químico de fluido, treinamento de perfuração e produção, representação e consultoria técnica da LOGAN e TELLUS, certificação em controle de poços e cursos avançados.

Nos 10 anos de atuação nos mercados de Sergipe, Rio de Janeiro e na Bolívia resultou no mais novo produto de tecnologia 100% sergipana, o SIM. O Sistema Inteligente de Monitoramento integra os principais parâmetros da perfuração, oferece análise e tratamento dos dados: à manutenção preditiva e preservação do meio ambiente, a segurança e saúde dos operadores, fornece observação visual gerando gráficos e relatórios técnicos no acompanhamento do poço. O senhor Thiago Aragão ressaltou que a preocupação não se baseia simplesmente no processo de inovação tecnológica, mas no processo de economia dos recursos naturais, como no caso a energia elétrica, já que o sistema é alimentado por energia solar, totalmente limpa e a transmissão dos dados é realizada pelo processo wirelless. Thiago ainda confirmou que já existem estudos em andamento para interligar o SIM à análise geológica. Ele salienta que no futuro próximo a Wellcon apresentará soluções completas para sua clientela.
A Wellcon tramita a CGI, a certificação no Sistema de Gestão Integrada. As certificações que compreendem o SGI são: ISO 9001 – Gestão de Qualidade, ISO 14001 – Gestão Ambiental, ISO 18001 – Saúde e Segurança do Trabalho. Outro ponto de bastante interesse para a sociedade sergipana é a preocupação da Wellcon em capacitar profissionais para atuar na atividade de controle de poços com sucesso e segurança, instruídos com certificação internacional.
Peço desculpa pelas empresas e instituições da Rede PetroGás Sergipe que não foram citadas e existindo novas oportunidades ofertarei uma melhor atenção.
Maiores informações no site http://www.wellcon.com.br/

Como homem de marketing, não posso deixar de orientar os empresários e a sociedade em geral em detrimentos de assuntos de alta relevância, como por exemplo, a Feira de Inovação Tecnológica. Para a realização do evento, a coordenação pensou primeiramente no nome e posteriormente na marca. Esse processo é natural entre as empresas, indústrias, instituições públicas, produtos e serviços, o de buscar um nome ou sigla e em seguida construir graficamente a identidade visual para apresentar e desenvolver a sua imagem de marca perante a sociedade através da publicidade e de outras ferramentas do marketing.
O processo de construção de imagem de marca (não é design) requer alto investimento financeiro, acompanhamento técnico especializado nas áreas comunicativas. Agregar valores, buscar posicionamento, orientar o cliente para o processo de troca, investir nas ferramentas de marketing social e ambiental, etc., reflete tanto a imagem planejada quanto a que se deseja. E ainda definirá como os consumidores enxergarão a imagem da marca para não só diferenciar, mas atender às suas necessidades. Publicidade não é uma ferramenta de baixo investimento financeiro. Necessita-se de investimentos contínuos, de criatividade, profissionalismo, para implementar valores. O motivo é claro, a concorrência está cada vez mais acirrada e os recursos financeiros estão mais escassos.
Imagine investir uma soma significativa em planejamento de médio e longo prazo para implantar a marca/produto/serviço no mercado e posteriormente esta tornar-se conhecida entre os consumidores locais. Agora, imagina se no processo de expansão regional da marca o empresário se depara com o nome da sua empresa sendo utilizado por outra na mesma área? Suponha também que não seja só o nome, mas elementos gráficos que representam sua identidade visual sendo utilizados por empresas em outro estado? Como o consumidor terá percepção de diferenciar marcas, produtos, serviços?
A representante do INPI na FEITEC, senhora Clara, enfatizou que ainda é pequeno o número de empresários no estado de Sergipe que viabilizam o registro. Eles não estão atentos aos benefícios ao assegurar o registro da marca. Quando o empresário busca orientação no INPI o que é exposto para ele são direitos específicos assegurados pelo registro, como por exemplo: manter exclusividade no nome e na marca para não confundir a sua clientela, evitar prejuízos de imagem (intangíveis) e financeiro (tangíveis) por atos de má fé impostos por terceiros ou pela própria concorrência, impõe respeito e constrói valores intangíveis no mercado, proporciona segurança para os clientes locais, regionais e nacionais, além de viabilizar transações comerciais.
Maiores informações no site http://www.sebrae.com.br/uf/sergipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário