Ano I - Edição 002 - Informativo Bimestral
Aracaju (SE) Abril/Maio de 2009
O OBJETIVO É CONTRIBUIR PARA A EVOLUÇÃO DO SEU NEGÓCIO
É com todo prazer que mantemos contato com você por meio do ProporMarketing. O objetivo é estreitar o relacionamento e levar informação com uma das principais ferramentas de comunicação da atualidade, a internet.
Aqui, conversaremos sobre o universo do marketing, como por exemplo, as principais variáveis que podem projetar sua empresa de forma correta e mais segura possível ao sucesso: análises do mercado, do consumo, do relacionamento, do investimento para agregar valores aos produtos e serviços, da inovação e também falar de publicidade e propaganda e design gráfico.
Desejamos uma boa leitura e esperamos confiantes que possamos contribuir para a evolução do seu negócio.
DIREITO DO CONSUMIDOR: CUIDADO AO ACUSAR UM CLIENTE POR ROUBO
A rede de supermercados Sendas, da cidade do Rio de Janeiro, foi condenada pela Justiça a pagar R$ 7.000,00 para um consumidor acusado injustamente de roubo dentro das suas dependências.
Por muitas vezes torna-se inconveniente frequentar alguns estabelecimentos comerciais, pelo simples fato dos seguranças intimidarem os consumidores. Eles os olham dos pés à cabeça e julgam muitas vezes pelas roupas que vestem. O cliente vai para um lado e o segurança está observando, ele vai para o outro e se depara com o mesmo segurança ao seu lado.
Vivemos na atualidade o mundo de George Orwell, do livro 1984, onde o grande líder controlava o dia a dia dos indivíduos, por meio do grande olho. O mundo de Orwell é o mundo atual do Big Brother, as pessoas são monitoradas 24h por dia, seja no condomínio onde mora, nos semáforos, nos prédios públicos, supermercados, shoppings, etc. Quem já não viu a placa informativa dizendo: você está sendo filmado ou monitorado?
A tecnologia proporciona maior eficácia na segurança dos estabelecimentos públicos e privados, mas o que falta ainda são investimentos em cursos profissionalizantes para que os seguranças aprendam abordar os consumidores de forma conveniente e educada. Quer dizer, faltam ações de Endomarketing! Por muitas vezes a culpa não é do cliente, e sim do próprio sistema de segurança que pode ser falho. Temos um exemplo na capital sergipana, onde uma grande loja de departamento, por meio do seu funcionário/caixa esqueceu-se de retirar o lacre de segurança de uma peça de roupa. A falha causou um constrangimento enorme, sendo veiculada uma matéria jornalística no principal telejornal da cidade de Aracaju e um belo processo judicial.
No caso da matéria, acima citada, é recomendado que as empresas sejam discretas e educadas com o cliente, não afirmando que o consumidor praticou um ato ilícito, mas que houve um problema em suas compras.
Fonte: Portal Exame
Da redação ProporMarketing
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EM TEMPOS DE CRISE ECONÔNICA: PROFESSOR UTILIZA PROVA COMO VEÍCULO DE PUBLICIDADE
Em tempos de crise econômica a criatividade torna-se uma ferramenta indispensável para o sucesso da organização. No estado de Idaho, nos Estados Unidos da América, o professor Jeb Harrison, que leciona história e economia resolveu fazer o dever de casa criativamente. Ele fechou parceria com a pizzaria local com o intuito de reduzir os investimentos em material interno, como por exemplo, o papel e a impressão do mesmo.
Harrison afirmou que não vê problema algum em anunciar uma publicidade em prova, já que o colégio depende da venda de espaços publicitários para veicular o anuário e o jornal escolar. Para a presidente do conselho escolar, Marianne Donnelly, o anúncio viola o regulamento da escola, por estar anunciando uma empresa. Entretanto, o conselho analisou o anúncio e o considerou como inofensivo para os estudantes.
Fonte: G1
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VOCÊ SABE DIZER QUANDO REALMENTE SURGIU A GLOBALIZAÇÃO MUNDIAL?
A revista Veja, edição 2107, datada 8 de abril de 2009, apresentou na sessão de economia a matéria: Os primeiros tijolos. O objetivo foi relatar o encontro do G-20 em Londres, a cúpula dos líderes das vinte maiores economias do mundo, para tratar e lutar contra a recessão mundial.
A matéria editada em Nova York pelo jornalista André Petry, reafirma que o G-20 parece ignorar que a globalização está enfrentando a maior ameaça de retrocesso da era moderna.
O material é muito rico em conteúdo e apresenta um diagnóstico esclarecedor da atual crise globalizada. Quando falamos em globalização entre os colegas profissionais, no meio acadêmico, nas mesinhas de bares no momento de análise e troca de informação entre amigos, fica a pergunta: quando realmente nasceu a globalização? Muitos afirmam que surgiu antes da segunda guerra mundial, outros tercem comentários de que foi a partir da abertura do mercado brasileiro, em meados dos anos 80.
Para desmistificar essa incógnita globalizada, será resumida abaixo a marcha da globalização datada cronologicamente. A matéria de Petry traz um gráfico mais detalhado referente ao assunto, e quem quiser se aprofundar não somente no momento contemporâneo da crise mundial, mas ampliar a bagagem de conhecimento é só ler a matéria.
COMEÇA A SER MONTADO O CENÁRIO DA GLOBALIZAÇÃO:
1492 – Foi descoberta a América. Começou a era da colonização e da escravidão negra;
1602 – Foi fundada a primeira multinacional no mundo, a Companhia das Índias Orientais;
1765 – A máquina a vapor fez deslanchar a Revolução Industrial.
A GLOBALIZAÇÃO GANHA IMPULSO E SE INTENSIFICA:
1844 – Com o telégrafo, a comunicação se desvinculou do transporte;
1870-1910 – Para melhorarem de vida, 13% dos europeus emigraram para as Américas;
1876 – O telefone foi inventado;
1886 – Criou-se a Coca-Cola;
1903 – Começou a produção de automóveis em massa.
COM A GUERRA A GLOBALIZAÇÃO ESTANCA:
1914-1918 – I Guerra Mundial, que foi seguida de recessão, revolução e protecionismo;
1929 – Crash da Bolsa de Nova York;
1939-1945 – II Guerra Mundial, que estimulou a inovação tecnológica e projetou os Estados Unidos das Américas à liderança mundial;
1944 – Conferência de Bretton Woods, que criou o Banco Mundial, o FMI e o que viria a ser chamado de OMC.
A GLOBALIZAÇÃO VOLTA A GANHAR IMPULSO:
1950 – A televisão começou a se popularizar;
1955 – Foi aberta a primeira lanchonete do McDonald´s;
1971 – Foi inventado o chip de computador;
1973 – Ocorreu o primeiro choque do petróleo;
1989 – Caiu o Muro de Berlim;
1991 – Criou-se a Internet;
1999 – Em Seattle, 100.000 pessoas protestam contra a globalização;
2008 – A crise em Wall Street se espalhou pelo mundo;
2009 – A cúpula do G-20, em Londres, deu início à reconstrução global?
Fonte: Revista Veja – Edição 2107 – 08/04/2009
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MARKETING POLÍTICO: PRÉ-CANDIDATOS COMEÇAM A REALIZAR INVESTIMENTOS PUBLICITÁRIOS OBJETIVANDO AS ELEIÇÕES DE 2010
Os pré-candidatos ampliaram os orçamentos direcionados para publicidade em 2009. A reportagem é destinada à Dilma Rousseff, Aécio Neves e José Serra. Segundo a matéria da Folha Online, os gastos em São Paulo devem crescer em torno de 43%, ou seja, R$ 227 milhões. No ano anterior foram investidos R$ 158 milhões.
O governo federal, através da SECOM (Secretaria de Comunicação Social) cresceu 25,1%, saltando de R$ 123 milhões para R$ 155 milhões para ser investido neste ano corrente. As propagandas da SECOM são de ações governamentais, não estando incluídas as publicidades estatais ou de utilidade pública dos ministérios.
Fonte: Folha Online
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A EVOLUÇÃO DO DESIGN DO JORNAL NACIONAL
Confira a evolução da marca, do cenário e das vinhetas eletrônicas do primeiro jornal a ser transmitido em rede nacional. Há 40 anos o Jornal Nacional contribuiu à evolução da sociedade brasileira por meio do excelente telejornalismo. Segundo o site Tele História, a linguagem visual do Jornal Nacional transformou-se em referência para as demais emissoras. O leitor também poderá conhecer a história do JN. Confira!
Fonte: Tele História
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SAIBA COM SE MEDE O VALOR DAS MARCAS E CONHEÇA AS MAIS VALIOSAS NO BRASIL
No Brasil, o final da década de 80 manteve um papel de fundamental importância às grandes corporações. A globalização começara a engolir o mercado nacional, por meio de aquisições realizadas por diversas empresas dos mercados americanos e europeus. Muitas empresas nacionais passaram pelo processo de aquisição e a partir daí a competição passou a ser mais acirrada entre elas.
A Ambev é a cara do processo da globalização, ela é a pura globalização na melhor essência competitiva nacional. A ruptura do mercado trouxe diversos benefícios para os consumidores, os mesmo passaram a ter opção de escolhas, preços mais competitivos, produtos e serviços com melhor qualidade, etc.
Já as empresas, passaram a investir no processo de fabricação visando o menor preço para ser mais competitiva. O processo administrativo tornou-se mais profissional, as empresas passaram a se preocupar com o processo de inovação tecnológica e com a imagem dos produtos e serviços. Os diretores se inquietaram com os investimentos em marketing e ações de branding com o foco exclusivo no aumento do valor da marca. Mas o que é valor de marca, como se mensura e quem executa o estudo?
A consultoria mundial Interbrand, é uma das empresas especializadas em calcular o valor das principais marcas de todo o planeta. Ela utiliza os métodos avaliativos desenvolvidos ao longo das suas funções. Os funcionários da Interbrand analisam os balanços administrativos, observam e desenvolvem estudos nos relatórios apresentados por diversos analistas de mercado e desenvolvem a aplicação exaustiva das pesquisas de opiniões. A metodologia facilita apresentar as 100 principais marcas mais valiosas de todo o mundo.
Para Interbrand calcular o valor da marca permeia três variáveis: a primeira é considerada o peso da marca na receita, o dado é oriundo do balanço financeiro da firma. A próxima é por meio das pesquisas mercadológicas que apontam à preferência do consumidor. Por último, a mensuração da competitividade da marca objetivando gerar lucros futuros. Na mensuração é levado em conta o desempenho global e a presença da empresa em mercados promissores.
No último estudo realizado no mercado brasileiro, o Portal Exame noticiou a quarta avaliação anual realizada pela empresa Brand Finance. Vejamos abaixo as 10 marcas mais valiosa na respectiva ordem:
BRADESCO – Setor Banco – Valor em Bilhões= 16.265 – Valor Marca/Valor Mercado= 27,3%
BANCO ITAÚ – Setor Banco – Valor em Bilhões= 11.814 – Valor Marca/Valor Mercado=19,0%
BANCO DO BRASIL – S. Banco – Valor em Bilhões= 7.415 – Valor Marca/V. Mercado= 20,9%
VOLKSWAGEN – S. Veículos – Valor em Bilhões= 6.629
AMBEV – S. Bebidas – Valor em Bilhões= 6.398 – Valor Marca/Valor Mercado=11,7%
VIVO – S. Telecom – Valor em Bilhões= 5.934 – Valor Marca/Valor Mercado= 25,5%
PETROBRAS – S. Petróleo/Distrib. – Valor em Bilhões= 5.904 – Valor M./V.M= 2,2%
GENERAL MOTORS/CHEVROLET – S. Veículos – Valor em Bilhões= 5.874
OI/TELEMAR – S. Telecom – Valor em Bilhões= 5.474 – Valor M./V. M.= 22,4%
FIAT – S. Veículos – Valor em Bilhões= 5.075
Fonte: Portal Exame
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PARTICIPE
Inspiração é a palavra que define ProporMarketing. São apenas 20 minutos de leitura, com muita informação e conteúdo. Inspire-se, envolva-se e comente. Seu pensamente é muito importante para nós.
E-mail: proporcao@yahoo.com.br
PENSAMENTO
“Competir é, também, um exercício de humildade. Nunca tive problemas em absorver o melhor dos meus concorrentes”.
- Abilio Diniz
Arquivo do mês de abril de 2009 do blog ProporçãoComunicação
- Campanha Publicitária Verão BRM Veículos, Prazer em Viver.
- Manual de Identidade e Campanha Publicitária Bagdá Lan House.
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Um publicação da Agência ProporçãoComunicação
Textos redigido por Carlos Fabrício R. da Cruz
@)) 2009
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