sexta-feira, 23 de abril de 2010
As empresas são únicas e exclusivas, assim como as marcas
"Sabe aquela marquinha"... Empresários que não valorizam o universo das Marcas, se dirigem assim para uma pessoa que se diz profissional da área da comunicação: faça uma marquinha? Sabe aquela marca que você se depara a cada esquina e tem uma parecida com a outra, levando você a pensar que são as mesmas empresas? Quem já não viu o anel de saturno exposto exaustivamente nas ruas representando eletrônicas, comunicação visual, lojas de informática, etc.
Sabe aquela marca que parece com aquela que está na internet? Aquela que você já viu em outro estado e de repente encontrou uma fotocópia, estilo plagiada, com as formas e cores invertidas e agora está na sua cidade?
Sabe aquele nome de marca que remete ao globo terrestre, ao universo dos equipamentos da loja de material de construção, aos periféricos computacionais, a net de internet, etc., e quando você vê a marca construída fica evidente a falta do poder de criação: globo terrestre em várias variações, a colher de pedreiro, o capacete, o telhado ou teto da casa, cabos eletrônicos, monitores, mouses, teclados da vida, entre outras figuras representativas.
Quem já não viu as marcas que não marcam com suas variações intermináveis, mas que só fazem confundir a cabeça do consumidor e não agregam valores tangíveis e intangíveis. Não abrem espaços para a mente cognitiva filtrar a informação e suas particularidades, para posteriormente guardar em uma gavetinha dentro da cabeça a percepção de uma marca diferenciada que realmente marque e represente o universo da atmosfera do negócio.
Segue abaixo um link muito interessante. Você poderá ver como uma marca representa muito mais que cores, figuras geométricas, equilíbrios visuais, contrastes, formas, etc. A marca representa o universo do negócio de cada empresa, sendo única, exclusiva, impactante e diferenciada para os consumidores. Não se engane! Os consumidores sabem identificar o que é bom e o que é ruim, isto é, para aqueles que procuram valores e não preços baixos.
Como profissional da área de comunicação, não aceito que digam "hoje todo mundo faz marca, ela não tem mais valor, não dá mais dinheiro, tem muita gente fazendo, fazem até de graça, existem páginas na internet preparando de graça, como receita de bolo". Realmente os empresários que afirmam tais conotações estão certos. Mas discordo quando se trata de empresários empreendedores com visão de mercado, que sabem o valor de uma identidade visual e estão pré-dispostos a contratar um profissional capacitado e com conhecimento específico para investir um valor justo na construção da MARCA QUE MARCA.
Quando o contratante do serviço de design gráfico é empresário e não empresário empreendedor, ele valorizará a futilidade de uma marca que não marca e em seguida, o profissional que fez por um precinho camarada ou até mesmo de graça. A tal marca que não marca levará a confusão mental dos consumidores.
As empresas são únicas e exclusivas, assim como as marcas.
Visite o link abaixo e conheça os 10 designers de logotipo mais famosos do mundo e suas obras.
http://blogs.abril.com.br/i10as/2010/03/10-designers-logo-famosos-suas-obras.html
Sabe aquela marca que parece com aquela que está na internet? Aquela que você já viu em outro estado e de repente encontrou uma fotocópia, estilo plagiada, com as formas e cores invertidas e agora está na sua cidade?
Sabe aquele nome de marca que remete ao globo terrestre, ao universo dos equipamentos da loja de material de construção, aos periféricos computacionais, a net de internet, etc., e quando você vê a marca construída fica evidente a falta do poder de criação: globo terrestre em várias variações, a colher de pedreiro, o capacete, o telhado ou teto da casa, cabos eletrônicos, monitores, mouses, teclados da vida, entre outras figuras representativas.
Quem já não viu as marcas que não marcam com suas variações intermináveis, mas que só fazem confundir a cabeça do consumidor e não agregam valores tangíveis e intangíveis. Não abrem espaços para a mente cognitiva filtrar a informação e suas particularidades, para posteriormente guardar em uma gavetinha dentro da cabeça a percepção de uma marca diferenciada que realmente marque e represente o universo da atmosfera do negócio.
Segue abaixo um link muito interessante. Você poderá ver como uma marca representa muito mais que cores, figuras geométricas, equilíbrios visuais, contrastes, formas, etc. A marca representa o universo do negócio de cada empresa, sendo única, exclusiva, impactante e diferenciada para os consumidores. Não se engane! Os consumidores sabem identificar o que é bom e o que é ruim, isto é, para aqueles que procuram valores e não preços baixos.
Como profissional da área de comunicação, não aceito que digam "hoje todo mundo faz marca, ela não tem mais valor, não dá mais dinheiro, tem muita gente fazendo, fazem até de graça, existem páginas na internet preparando de graça, como receita de bolo". Realmente os empresários que afirmam tais conotações estão certos. Mas discordo quando se trata de empresários empreendedores com visão de mercado, que sabem o valor de uma identidade visual e estão pré-dispostos a contratar um profissional capacitado e com conhecimento específico para investir um valor justo na construção da MARCA QUE MARCA.
Quando o contratante do serviço de design gráfico é empresário e não empresário empreendedor, ele valorizará a futilidade de uma marca que não marca e em seguida, o profissional que fez por um precinho camarada ou até mesmo de graça. A tal marca que não marca levará a confusão mental dos consumidores.
As empresas são únicas e exclusivas, assim como as marcas.
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