Fica evidente que toda essa euforia mexe com a economia nacional e local. São televisores, automóveis, eletrônicos, etc., sendo divulgados repetidamente para que marcas, produtos e formas de pagamentos fiquem incrustados na mente do consumidor, e a partir daí, eles possam responder com compra, consumo. Os profissionais da comunicação chamam esse tema de psicologia comportamental, Behaviorismo ou Teoria Comportamental.
Também fica evidente que o mix de publicidade está cada vez mais amplo, necessitando de estudos profundos nos mais variados meios de comunicação, afinal, hoje vivemos na fragmentação das mídias. Mas o que é fragmentação das mídias? É simples entender. Se há pouco tempo atrás tínhamos o jornal impresso diário, atualmente temos o semanal, o quinzenal, o de condomínio, o de bairro, o digital, etc. Se antes tínhamos os outdoors como mídia exterior, hoje temos os front-light, back-light, a empena, o mobiliário urbano, a exemplo do ponto-de-ônibus, a placa de sinalização de rua, a fachada da empresa sendo cada vez mais explorada em tamanhos variados e em substratos de execução para que possa chamar a atenção dos consumidores.
E o que falar da fragmentação da mídia quando se trata diretamente da internet? Antes se tínhamos apenas portais de informação, hoje temos redes sociais, blogs, micro-blogs, e mais uma avalanche de sites com os mais variados temas que absorvem a atenção dos internautas. Mas o que fazer para unificar a fragmentação de mídia e posteriormente desenvolver um mix de media para que as mensagens referentes à Copa 2010 possam atingir o consumidor, trazer recall de marca e consequentemente transformar em vendas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário