quinta-feira, 20 de maio de 2010

COPA 2010: comportamento do mercado.

A copa da África está se aproximando. O mercado, os profissionais da área comunicativa e os consumidores estão cada vez mais envolvidos no processo de emissão e recepção das mensagens publicitárias. Atualmente observamos uma enxurrada de comercias que envolve o patriotismo com uma pitada de sentimentalismo pela seleção brasileira. Uns chamam de paixão pelo futebol, o mercado publicitário chama de linguagem emocional.

Fica evidente que toda essa euforia mexe com a economia nacional e local. São televisores, automóveis, eletrônicos, etc., sendo divulgados repetidamente para que marcas, produtos e formas de pagamentos fiquem incrustados na mente do consumidor, e a partir daí, eles possam responder com compra, consumo. Os profissionais da comunicação chamam esse tema de psicologia comportamental, Behaviorismo ou Teoria Comportamental.

Também fica evidente que o mix de publicidade está cada vez mais amplo, necessitando de estudos profundos nos mais variados meios de comunicação, afinal, hoje vivemos na fragmentação das mídias. Mas o que é fragmentação das mídias? É simples entender. Se há pouco tempo atrás tínhamos o jornal impresso diário, atualmente temos o semanal, o quinzenal, o de condomínio, o de bairro, o digital, etc. Se antes tínhamos os outdoors como mídia exterior, hoje temos os front-light, back-light, a empena, o mobiliário urbano, a exemplo do ponto-de-ônibus, a placa de sinalização de rua, a fachada da empresa sendo cada vez mais explorada em tamanhos variados e em substratos de execução para que possa chamar a atenção dos consumidores.

E o que falar da fragmentação da mídia quando se trata diretamente da internet? Antes se tínhamos apenas portais de informação, hoje temos redes sociais, blogs, micro-blogs, e mais uma avalanche de sites com os mais variados temas que absorvem a atenção dos internautas. Mas o que fazer para unificar a fragmentação de mídia e posteriormente desenvolver um mix de media para que as mensagens referentes à Copa 2010 possam atingir o consumidor, trazer recall de marca e consequentemente transformar em vendas?

Os diretores das empresas tem de estar atentos não só ao processo criativo do desenvolvimento das mensagens verbal e não verbal tendo como objetivo a solução para o problema de comunicação, mas principalmente às soluções de mídias apresentados pelos profissionais da comunicação visando atingir o target da campanha. Fica a pergunta: o comportamento social altera velozmente, mas onde se encontra o target da campanha nesse momento?

Torna-se difícil responder quando os profissionais liberais nas mais diversas áreas, assim como agentes publicitários que representam os veículos de comunicação, os designers gráficos, os criativos das empresas de mídias e uma legião de micreiros que migraram para a área comunicativa pela facilidade de manipular programas de computação passam a selecionar os veículos que representam as mídias convencionais objetivando solucionar a publicidade e propaganda da sua empresa. Mas o que fazer para adequar produto x mensagem x estudo target /comportamento x fragmentação da mídia x veículos não convencionais x plano de mídia x adquação x retorno tangível e não tangível do investimento financeiro? Pergunte para o “profissional” que desenvolve a comunicação da sua empresa.

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