terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Pedro Valadares: profissional criativo do mercado publicitário sergipano



Em 1991, ao lado dos publicitários José Carlos Góes Montalvão e Antônio Oliveira Freire (Piúga), tive a satisfação de conhecer o grande publicitário sergipano que rompeu barreiras geográficas do mercado local, Pedro Valadares.

A Montalvão Publicidade era uma das agências mais premidas na década de 90. Eu adorava ver os quadros com os certificados do Prêmio Colunistas. Ainda me lembro da campanha publicitária "Aracaju, o melhor final de semana da Bahia", produzida pela equipe Montalvão. Quanta criatividade, quanto Ouro nas premiações!

Sinto-me lisonjeado em ter conhecido e trabalhado ao lado de brilhantes profissionais do mercado criativo sergipano. Eu atuava na humildade profissão de office-boy e tráfico publicitário. Eram dias de lutas e glórias, entregando as peças publicitárias nos veículos de comunicação. Levava os magníficos comerciais gravados nas fitas analógicas U-matic Sony para as emissoras TV Sergipe, TV Atalaia e TV Jornal. Também era da minha responsabilidade pegar as seleções de fotos publicitárias com os fotógrafos Álvaro Virella e Sílvio. Eles revelavam as chamadas publicitárias para anúncios (ampliação ou redução), já que todo o processo de criação e finalização das peças publicitárias era manual, por meio de canetas nanquins, réguas, compassos, letras decalques Trident, caneta aerográfica e muito espelho em papel manteiga.

Entre a entrega das artes de outdoor na Superlux e Aracaju Outdoor e gravações externas de VT (naquele momento eu estava aprendendo ao lado dos editores Sérgio Almeida, Tarcísio Duarte e do cinegrafista Jairo Júnior a operar o equipamento de áudio), conheci Pedro Valadares. Pessoa simples, de gesto afável, muito bem educado, gostava de conversar e sempre tinha uma piada bem humorada. Pedro não media esforços em instruir os jovens profissionais, orientando processos e ofertando direções criativas. Com o passar do tempo, o grande profissional desembarcou na mega agência Salles, na região sudeste. No meu ponto de vista, Pedro é uma grande referência para o mercado publicitário local.

Em outubro de 2015, eu tive o privilégio de encontrar Pedro Valadares na campanha para presidente da OAB/Sergipe, do advogado Emanuel Cacho. Trabalhamos juntos, seguindo as diretrizes do coordenador de marketing César Gama. Nada mudou, ele continua sendo uma pessoa brilhante, excelente profissional e um bom contador de história.


Ser publicitário era uma tarefa árdua naquele momento, não existia internet, books de imagens digitais, marcas prontas para serem copiadas e coladas, ou campanhas com conceito fotográfico ou publicitário plagiado. Não bastava ser publicitário, tinha que ser criativo nos anos 80 e 90.

Nenhum comentário: