terça-feira, 17 de janeiro de 2017
Pedro Valadares: profissional criativo do mercado publicitário sergipano
Em 1991, ao lado dos publicitários José Carlos Góes Montalvão e Antônio
Oliveira Freire (Piúga), tive a satisfação de conhecer o grande publicitário
sergipano que rompeu barreiras geográficas do mercado local, Pedro Valadares.
A Montalvão Publicidade era uma das agências mais premidas na década de
90. Eu adorava ver os quadros com os certificados do Prêmio Colunistas. Ainda
me lembro da campanha publicitária "Aracaju, o melhor final de semana da
Bahia", produzida pela equipe Montalvão. Quanta criatividade, quanto Ouro
nas premiações!
Sinto-me lisonjeado em ter conhecido e trabalhado ao lado de brilhantes
profissionais do mercado criativo sergipano. Eu atuava na humildade profissão
de office-boy e tráfico publicitário. Eram dias de lutas e glórias, entregando
as peças publicitárias nos veículos de comunicação. Levava os magníficos
comerciais gravados nas fitas analógicas U-matic Sony para as emissoras TV
Sergipe, TV Atalaia e TV Jornal. Também era da minha responsabilidade pegar as
seleções de fotos publicitárias com os fotógrafos Álvaro Virella e Sílvio. Eles
revelavam as chamadas publicitárias para anúncios (ampliação ou redução), já
que todo o processo de criação e finalização das peças publicitárias era
manual, por meio de canetas nanquins, réguas, compassos, letras decalques
Trident, caneta aerográfica e muito espelho em papel manteiga.
Entre a entrega das artes de outdoor na Superlux e Aracaju Outdoor e
gravações externas de VT (naquele momento eu estava aprendendo ao lado dos
editores Sérgio Almeida, Tarcísio Duarte e do cinegrafista Jairo Júnior a
operar o equipamento de áudio), conheci Pedro Valadares. Pessoa simples, de gesto
afável, muito bem educado, gostava de conversar e sempre tinha uma piada bem
humorada. Pedro não media esforços em instruir os jovens profissionais,
orientando processos e ofertando direções criativas. Com o passar do tempo, o
grande profissional desembarcou na mega agência Salles, na região sudeste. No
meu ponto de vista, Pedro é uma grande referência para o mercado publicitário
local.
Em outubro de 2015, eu tive o privilégio de encontrar Pedro Valadares na
campanha para presidente da OAB/Sergipe, do advogado Emanuel Cacho. Trabalhamos
juntos, seguindo as diretrizes do coordenador de marketing César Gama. Nada
mudou, ele continua sendo uma pessoa brilhante, excelente profissional e um bom
contador de história.
Ser publicitário era uma tarefa árdua naquele momento, não existia
internet, books de imagens digitais, marcas prontas para serem copiadas e
coladas, ou campanhas com conceito fotográfico ou publicitário plagiado. Não
bastava ser publicitário, tinha que ser criativo nos anos 80 e 90.
Postado por
.
Marcadores:
Agência Publicitária,
Aracaju,
Campanha Publicitária,
Comunicação Sergipe,
Criativo,
Marketing,
Marketing Eleitoral,
Mercado Publicitário,
Publicitário Sergipano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário