domingo, 11 de junho de 2017

O poder da comunicação

A política contemporânea afirma que o poder emana do povo. Está correta a afirmação, mas para agrupar o povo entorno de objetivos torna-se necessário o poder da COMUNICAÇÃO. Tal constatação também é válida para construção de marca, produto e serviço.

Comunicar perpassa na elucubração das ideias, discursos, posicionamentos e estratégias midiáticas. Mas é válido o comunicador se manter neutro e observador do comportamento humano, dos fatos diários e dos diversos tipos de linguagens empregadas a cada momento: não verbal, verbal, emocional, racional, moral, corporal, para avaliar em amplitude máxima e, posteriormente, desenvolver o planejamento de forma precisa para atingir os objetivos.

Por muitas vezes o discurso utilizado não condiz com o comportamento, a realidade dos fatos e a linguagem empregada, como por exemplo, basta analisar o princípio da Comunicação Comparada por meio das redes sociais.


O ilusionismo das palavras quando analisado de forma atrelada com a linguagem corporal apresenta a realidade dos fatos, ou não. Pode-se criar uma nova realidade de acordo com o objetivo principal elucubrado. Uma coisa é certa, o COMUNICADOR saberá identificar.

Como o poder nasce no princípio da COMUNICAÇÃO, segue um ótimo filme de marketing que apresenta o jogo de poder eleitoral e como nasce o princípio da ELUCUBRAÇÃO dos fatos. Ao certo, posso afirmar, ou melhor, o meu grande amigo alemão Friedrich Nietzsche já contextualizou em sua obra datada em 1886, Para Além do Bem e do Mal, que retratou o princípio da moralidade e suas facetas, fazer parte do rebanho ou ter a liberdade do espírito livre, criticas a religiosidade, miscigenação e raça, a política europeia, o poderio econômico, entre outras abordagens de grande relevância para a ampliação do conhecimento filosófico humano do presente e do futuro.

Ao ver e estudar o enredo do filme Wag the Dog – Mera Coincidência (direção de Barry Levinson), com Robert De Niro e Dustin Hoffman, a essência de Nietz está presente intrinsecamente em diversas passagens do livro citado acima, assim como, no poder da política, da economia, da mediocridade, e, consequentemente, na manipulação dos fatos, na mentira, na elucubração da estratégia e da comunicação.

Assista e não se deixe enganar, isto é, seja para além do bem e do mal, mas acima de tudo SEJA LIVRE.

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