Na 21ª Febrace - Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, as alunas do Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, da cidade de Umbaúba, litoral sul de Sergipe, Ellen Santos Guimarães, Iulãnia Firmino dos Santos e Sofhia Gabrielly Araújo Santana, orientadas pela professora Darcylaine Vieira Martins e coorientadas por Andrea Correia de Oliveira, conquistaram o Prêmio Internacional Science Champion Award (USAID), o Prêmio Destaque do Brasil - Melhor Projeto de Sergipe, além de alcançarem a quarta colocação na categoria Ciências Exatas e da Terra, através do Projeto Ecobags de Papel de Palha de Coqueiro: uma alternativa sustentável para substituir as sacolas plásticas usada na feira livre de Umbaúba.
A Febrace 2023 foi realizada entre os dias 22 e 24 de março em São Paulo e distribuiu mais de 300 prêmios em sete categorias, e grandes oportunidades no Brasil e no exterior aos autores dos projetos vencedores. Nesta edição foram avaliados 1.800 projetos inscritos, sendo 225 finalistas, desenvolvidos por 516 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.
As alunas umbaubenses do Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho e a orientadora do Projeto Ecobags de Papel de Palha de Coqueiro receberam certificados digitais e medalhas como premiação. No tocante ao Prêmio Internacional (USAID), elas receberam certificados e convites para praticar de um bate-papo virtual.
O Projeto Ecobags de Papel de Palha de Coqueiro pretende ofertar de forma ecológica e sustentável a substituição alternativa das sacolas plásticas, por um composto natural facilmente encontrado em todo o território de Sergipe, de fácil reciclagem e baixo custo econômico.
As Ecobags de Papel de Palha de Coqueiro contribuem na redução do grave problema de descarte irregular das sacolas plásticas que poluem o meio ambiente, a exemplo das sacolas plásticas descartáveis e das substitutas amplamente comercializadas, as sacolas plásticas oxibiodegradáveis, que contêm na composição aditivo químico acelerador para facilitar a fragmentação do plástico carregado de metais tóxicos.
Na Audiência Pública, realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, em dezembro de 2022, Lara Iwanicki, gerente de campanhas da Oceana, organização sem fins lucrativos de conservação dos oceanos, citou: “Cerca de 3 milhões de toneladas de plástico de uso único são produzidos no Brasil todos os anos. Isso representa 500 bilhões de itens de plásticos descartáveis. Desse total, 72 bilhões são sacolas plásticas. Esse é um volume que o nosso sistema de reciclagem, de coleta e de gestão não absorve.”
Na feira livre do município de Umbaúba, a Ecobags de Papel de Palha de Coqueiro está sendo aceita e utilizada pela população local. Em breve, os gestores públicos das prefeituras e do Governo de Sergipe poderão unir esforços com as empresas privadas, objetivando ampliar a fabricação e ofertar à população de uma solução ambiental inovadora, social e econômica viável, para um grave problema que afeta a flora e fauna do meio ambiente.
Mais prêmio para Sergipe
Vale destacar, os estudantes do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Brito, em Canindé do São Francisco, do extremo noroeste de Sergipe, Maria Clara Vitor da Silva, Marcelo Jorge Dantas de Oliveira Filho e Anny Caroliny de Oliveira Santos, orientados pela professora Lark Soany Santos e coorientados por Marisa Gomes Nobre foram contemplados com o Prêmio MOCITEPIAL, com o Projeto Triocrim - três fitoterápicos à base de alecrim. Eles receberam credenciais, com isenção de inscrição e alimentação, para participarem do Mocitepial. O evento acontecerá de 04 a 06 de outubro de 2023, em Arapiraca, Alagoas.
Visite a Mostra Virtual dos Projetos, clique aqui.
Com informações da Febrace.
Nenhum comentário:
Postar um comentário