domingo, 2 de abril de 2023

Cenp-Meios aponta crescimento 7,7% do mercado publicitário brasileiro em 2022

O Cenp-Meios, sob responsabilidade do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, divulgou relatório onde aponta o crescimento de 7,7% do mercado publicitário brasileiro em 2022, quando se compara com o ano anterior.

No total, foram movimentados R$ 21,2 bilhões em compra de mídia publicitária por 326 empresas agências publicitárias, sendo 268 matrizes e 58 filias. Contudo, o relatório aponta desaceleração do mercado publicitário, especialmente no último trimestre de 2022.


A Agência Mccann-Erickson Publicidade (WMCCANN), do estado de São Paulo, permaneceu no topo do Ranking de Agências Participantes. No Nordeste, Propeg Comunicação, da Bahia, caiu duas posições, ocupa 18º lugar, sendo a maior agência da região.

Segundo os relatórios Cenp, a indefinição do novo governo federal no último pleito eleitoral e a Copa do Mundo realizada fora de época interferiram diretamente nos investimentos publicitários da Black Friday e no Natal. Esses motivos foram apontados como ponto crucial para o processo de desaceleração dos investimentos no último semestre de 2022.

Na região Nordeste, a Televisão Aberta recebeu mais da metade de todo o investimento em mídia publicitária, R$ 479.446 milhões, correspondendo a 50,7% de share.

Em seguida, a OOH/Mídia Exterior absorveu R$ 215.907 milhões, cravando 22,8% de share, e o meio Rádio faturou R$ 115.274 milhões, sendo 12,2% de share.

Já os meios Internet apresentaram os seguintes dados de investimento:

Internet: R$ 98.401 milhões, share de 10,4%;

Internet Áudio: R$ 228 mil, share de 0,0%;

Internet Busca: R$ 16.624 milhões, share de 1,8%;

Internet Display e outros: R$ 78.889 milhões, share de 8,3%;

Internet Social: R$ 2.053 milhões, share de 0,2%;

Internet Vídeo: R$ 609 mil, share de 0,1%.

Consulte a ranking completo de todos os meios de comunicação, clique aqui.

Em Sergipe, foram investidos R$ 40.287 milhões em verba publicitária.

Os principais anunciantes não foram apontados no relatório, apenas duas agências sergipanas de publicidade foram citadas no Ranking de Agências Participantes, uma plenamente identificada e outra sem identificação. A melhor colocada ocupa a posição 138ª.

Segundo Cenp-Meios, as agências podem optar em não figurarem no ranking, mas as posições ficam preservadas sem qualquer identificação, ou elas deixaram de ser certificadas por não assinar o Termo de Adesão de Compromisso Cenp-Meios, sendo desconsideradas para efeitos de ranking.

Mas vale lembrar, o Governo de Sergipe, Assembleia Legislativa e prefeituras municipais são os maiores anunciantes, além das empresas de grande, médio e pequeno porte de diversos segmentos mercadológicos: construtoras, materiais de construções, concessionárias de veículos, supermercados, indústrias de alimentos, postos de combustíveis, shoppings centers, hospitais e clínicas, redes de ensino particular, entre outras.

Imagem Destacada: Freepik


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