Uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que 42,8% dos brasileiros planejam fazer compras para o Natal, enquanto 35,9% não têm intenção de presentear e 21,3% estão indecisos. Dos compradores, 33,6% pretendem gastar mais que em 2022, enquanto 41,8% desejam desembolsar um valor menor. A maioria (60,5%) planeja gastar entre R$ 150 e R$ 450, com redução significativa na intenção de compra em relação ao ano anterior, atribuída à desaceleração econômica e alto endividamento.
Outra pesquisa da CNDL e SPC Brasil indica que mais de 132,9 milhões de consumidores devem gastar R$ 74,6 bilhões no Natal. Os principais presenteados serão filhos (60%), mães (48%), cônjuges (44%) e irmãos(as) (28%). Entre os que não presentearão, 27% alegam falta de dinheiro, 17% não têm o costume, e 15% estão endividados. 64% comprarão presentes para si mesmos, com formas de pagamento como Pix (47%) e cartão de crédito parcelado (44%). As lojas físicas continuam sendo as preferidas para 76% dos entrevistados.
Com informações Agência Brasil
Foto: Agência Brasil / Rovena Rosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário