terça-feira, 12 de março de 2024

TSE inaugura Centro Integrado de Combate à Desinformação e Defesa da Democracia

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou o Centro Integrado de Combate à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde) para as eleições municipais deste ano. A inauguração está marcada para a tarde desta terça-feira (12), na Sala V303, 3º andar do edifício-sede do TSE, em Brasília (DF), e contará com a presença de autoridades de importantes órgãos, como a Procuradoria-Geral da República, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a OAB e a Anatel.

O objetivo é combater discursos de ódio, discriminação, desinformação e atos antidemocráticos no âmbito eleitoral. Comandado pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e outros sete membros da Corte Eleitoral, o Ciedde vai cooperar com órgãos públicos e entidades privadas, especialmente plataformas de redes sociais, para garantir o cumprimento das regras de propaganda eleitoral. Além disso, o centro auxiliará os Tribunais Regionais Eleitorais na fiscalização do uso de inteligência artificial e na identificação e combate aos deepfakes.

O Centro terá uma abordagem preventiva e corretiva, facilitando a comunicação entre órgãos e plataformas de redes sociais para remover publicações maliciosas

Ele também será responsável por promover a educação em cidadania, democracia, Justiça Eleitoral, direitos digitais e combate à desinformação eleitoral, por meio de cursos, seminários e campanhas publicitárias.

Foto Destacada: Tribunal Superior Eleitoral

Informações: TSE e Agência Brasil

Nenhum comentário: