quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Informativo Digital da Agência ProporçãoComunicação
Ano I - Edição 001 - Informativo Mensal
Aracaju (SE) Janeiro de 2009
O OBJETIVO É CONTRIBUIR À EVOLUÇÃO DO SEU NEGÓCIO
É com todo prazer que mantemos contato com você por meio do ProporMarketing. O objetivo é estreitar o relacionamento e levar informação com uma das principais ferramentas de comunicação da atualidade, a internet.
Aqui, conversaremos sobre o universo do marketing, como por exemplo, as principais variáveis que podem projetar sua empresa de forma certa e mais segura possível ao sucesso: análises do mercado, do consumo, do relacionamento, do investimento para agregar valores nos produtos e serviços, da inovação, e também, falar de publicidade e propaganda e design gráfico.
Desejamos uma boa leitura e esperamos confiante que possamos contribuir à evolução do seu negócio.
O VERÃO CHEGOU: A META É AQUECER AS VENDAS
É correto afirmar que o verão é um período que eleva as vendas em diversos segmentos de negócios. São muitos os que faturam com a chegada da alta estação, a exemplo das academias, lojas de roupas, acessórios, bares, restaurantes, cosméticos, bebidas, etc. Outro ponto positivo é a oscilação do dólar para cima que já traz o fortalecimento do turismo interno no Brasil. Pousadas e hotéis, bares, restaurantes, locadoras, casas de espetáculos, shoppings, supermercados terão um lugar de destaque para planejarem suas ações de marketing.
Na capital aracajuana, o verão e o turismo trazem muitas oportunidades às empresas locais. Os eventos de grande porte movimentam uma massa de consumidores ávidos para adquirirem produtos e serviços que ficam em evidência. Eventos como Pré-Caju, Festival de Verão, Carnaval, Praça de Eventos da Orla “Vila do Forró”, shows em bares e boates, eventos ligados à prática de esportes na areia da praia, em parques, no calçadão 13 de Julho, entre outros, proporcionam às empresas a manutenção de um lugar de destaque na mente do consumidor por meio do mix de mídia e nas ações de marketing. É tempo de planejar, vincular as peças criativas. Afinal, o verão chegou: a meta é aquecer as vendas. O que fazer? Qual a melhor forma de abordar os grupos de consumidores?
É tempo de ser criativo.
Da redação ProporMarketing
________PM
AUMENTO NO NÚMERO DE CARTÕES DE CRÉDITO
A projeção do número total de cartões de crédito que circulou no Brasil, no ano de 2008, foi de mais de 110 milhões de unidades, refletindo um aumento de 18,6%, quando se compara diretamente com os números do ano de 2007.
Fonte: Correio Brasiliense
________PM
A LOIRA GELADA QUER CALOR
Na revista Veja, edição 2092, de 24 de dezembro de 2008, foi apresentada uma matéria com o título “A loira gelada quer calor”. Nos dias atuais o fluxo de informação no ambiente interno e externo da empresa aumenta consideravelmente. A equipe de marketing tem que estar atenta aos dados mercadológicos atuais, avaliá-los friamente e antecipar suas ações estratégicas para superar a concorrência.
A revista citou o caso da sorveteria Portofino que perdeu uma ótima oportunidade de mercado. O fato é que uma onda de calor esquentou todo o litoral paulista no ano de 2006, e as empresas concorrentes se preparam com antecedência: aumentaram o estoque para atender a crescente demanda. Na verdade, as empresas concorrentes compraram informações do centro de meteorologia para traçar a estratégia de distribuição antes da onda de calor chegar. A sorveteria Portofino foi a única que não conseguiu suprir a demanda, demonstrando que informação é de vital importância para aproveitar oportunidades que surgem no mercado.
Segundo a matéria, a cada 1% no aumento da temperatura atmosférica o consumo de cerveja cresce 0,28%. O número parece irrelevante, mas é de grande importância para o setor. Vale ressaltar que são consumidos mais de 10 bilhões de litros de cerveja anualmente. Outro dado importante baseia-se no consumo de latinhas, se a temperatura chegar a 40 graus, são vendidos 18 milhões de unidades a mais, quando comparado diretamente com a temperatura na média dos 25 graus.
Segundo Marcel Secco, diretor de marketing da Schincariol, as informações precisas aumentam e muito a viabilidade do planejamento de distribuição dos produtos e serviços nas prateleiras no dia de pico.
Qual é a melhor forma de antecipar as informações mais relevantes referentes ao seu setor? Como planejar e executar um plano de ação objetivando atender a crescente demanda ou a retenção?
Fonte: Revista Veja – Edição 2092 – 24/12/2008
________PM
ONDE EXISTEM GRAVES PROBLEMAS O MARKETING DESENVOLVE ÓTIMAS OPORTUNIDADES
No dia 18 de dezembro de 2008 a Polícia Rodoviária Federal apresentou os dados relacionados aos acidentes e infrações que aconteceram ao longo de 61 mil quilômetros das rodovias. Observe alguns dados:
- número de mortos caiu 5,5%;
- acidentes com morte caiu 6,3%
- 6000 pessoas pegas dirigindo bêbadas;
- 5.981 motoristas foram autuados e 3.881 presos, até 15/12/08;
- o número total de acidentes cresceu 9,8%;
- o número de feridos cresceu 3,9%;
- 899 mil motoristas flagrados em excesso de velocidade;
O site do Dentran/SE apresenta diversos números, vejamos alguns em 2008:
- total de colisões: 4.311
- vítimas fatais: 22
- vítimas não fatais:1.554
- colisão lateral (transversal): 1.548
- colisão traseira: 1.459
- colisão longitudinal: 909
- choque com veículo parado: 172
- colisão frontal: 84
- atropelamento de pedestres: 55
- número total de ocorrências: 8.923
- motoneta: 130
- motocicleta: 810
- automóvel: 6.025
- ônibus: 585
- caminhão: 391
- caminhonete: 500
- camioneta: 219
Ficam as perguntas para os diretores das empresas que trabalham com o segmento de veículos (concessionárias de novos e seminovos, oficinas em gerais, lojas de peças e acessórios, seguradoras, entidades de classes, etc): o que o marketing da sua empresa pode fazer para minimizar os números acima? Você consegue vislumbrar as oportunidades de trabalho com foco no marketing social e no relacionamento diretamente com os condutores de veículos? Será que existem oportunidades para outros segmentos como óticas, hospitais, clínicas, supermercados, bares, etc? Será que o seu concorrente já executou ou executa alguma ação de marketing baseado nesse sentido? E você? O que fazer para diferenciar?
Muitos empresários podem até dizer: eu, investir no que é responsabilidade dos outros? “governo, mercado e o próprio cliente”. Os anseios existem não só para as empresas, mas também para diversos tipos de público. E se há necessidades no mercado, o marketing transforma em oportunidades.
Dizem que é tempo de crise. Nós acreditamos no trabalho e vislumbramos oportunidades.
Fonte:
G1
Detran/SE
Obs: o número de veículos novos que entraram no mercado disparou consequentemente, os números anteriores apresentados acima foram menores.
________PM
POLUIÇÃO VISUAL: JÁ PENSEOU SE A LEI CIDADE LIMPA CHEGA EM ARACAJU?
Depois da lei Cidade Limpa em São Paulo, agora é a vez da cidade do Rio de Janeiro. A Prefeitura Municipal, através da Secretária de Ordem Pública, em parceria com a Guarda Municipal e a Comlurb (limpeza urbana) estão trabalhando para identificar placas publicitárias, outdoors, cartazes fixados em prédios abandonados, laterais de prédios, pontos de ônibus, etc. O subsecretário de fiscalização, Luiz Medeiros, afirma que existem mais de cinco mil peças publicitárias irregulares. As empresas identificadas recebem um auto de infração, pedindo para retirar a peça publicitária, caso a empresa insista será cobrado multa no valor de R$500,00. Já pensou se essa moda pega na cidade de Aracaju?
É fácil constatar tapumes de obras, ponto de ônibus, prédios públicos, mobiliário urbano, logradouros públicos, postes, orelhões, placas de sinalização de trânsito e placas de metais com peças publicitárias fixadas de forma incorreta. Por muitas vezes não respeitando a publicidade exibida corretamente, como no caso mobiliário urbano ponto de ônibus.
Vale destacar os imóveis particulares que alugam o seu solo ou a lateral do edifício para implantação de luminosos e empenas, chegando ao ponto de existir a exibição de peças publicitárias uma atrás da outra, com distanciamento mínimo de menos de 50 metros. Será que a mensagem publicitária torna-se eficaz? Que ferramenta de mensuração a sua empresa utiliza para identificar o retorno publicitário? Será que os consumidores conseguem reter a mensagem e a marca anunciante?
Está na hora de pensar em mídia, principalmente as que têm autorização da Prefeitura Municipal. Pense nas mídias eficazes e que podem ser mensuráveis. Pense nas que trazem retorno para marca e respeitam o meio ambiente, os prédios públicos e as paisagens naturais da cidade.
Fonte: G1
________PM
PESQUISA AMERICANA APONTA QUE FALTA INVESTIMENTO EM INOVAÇÃO
Em plena era digital as pequenas e médias empresas aceleram os investimentos na área da tecnologia da informação. Os mais evidentes no mercado baseiam-se em internet, sistemas administrativos, comunicação digital, controle de fluxo informativo entre os setores, etc. Porém, muitas não utilizam o computador de forma eficiente para obter respostas rápidas para tomada de decisões. As empresas aparentam utilizar o computador somente para acessar a internet, ou consultar o e-mail, imprimir recibo ou simplesmente decorar o ambiente. Os responsáveis ainda ficam horas, dias, meses debruçados no birô, estudando dados que se encontram nas pilhas de papéis. Processo lento à tomada de decisão.
Existem empresários locais que optam por ficar na estratégia defensiva, outros na imitativa e muitos na tradicional ou oportunista. Por muitas vezes estagnados, vendo as ameaças externas locais crescerem de forma rápida, como no caso da concorrência externa que chega cada vez mais preparada com capital tecnológico, humano e financeiro.
Se sua empresa não pode controlar a barreira de entrada de novas empresas na sua área e fica de camarote vendo os concorrentes locais ganhar o porte empresarial igual, ou melhor, que o seu empreendimento, tente ao menos minimizar de forma criativa usando o prestígio da imagem de marca da sua empresa para valorizar pequenas inovações.
Fonte: Convergência Digital
________PM
PARTICIPE
Inspiração é a palavra que define ProporMarketing São apenas 20 minutos de leitura, com muita informação e conteúdo. Inspire-se, envolva-se e comente. Seu pensamente é muito importante para nós.
e-mail: proporcao@yahoo.com.br
PENSAMENTO
“Há uma grande vantagem num nome que conte uma história. O nome é usualmente posto em destaque. Para justificar o espaço que ocupa, deveria ajudar a propaganda. Alguns desses nomes são, por si, quase uma propaganda completa”
– Claude Hopkins, 1923.
Arquivo do mês de dezembro 2008 do blog ProporçãoComunicação
-Com as fraldas Karol Baby o seu bebê vai brilhar cada vez mais.
-A Millarol Multimarcas demonstra no dia a dia que os seus clientes têm um todo especial.
-Planejamento Visual e Publicidade e Propaganda da Hidrocar Veículos.
-Projeto Editorial para Prefeitura de Lagarto.
__________
Indique o ProporMarketing para um amigo.
Conheça: http://www.carlosfabriciocomunicologo.blogspot.com/
Um publicação da Agência ProporçãoComunicação
Textos redigido por Carlos Fabrício R. da Cruz
@)) 2009
Aracaju (SE) Janeiro de 2009
O OBJETIVO É CONTRIBUIR À EVOLUÇÃO DO SEU NEGÓCIO
É com todo prazer que mantemos contato com você por meio do ProporMarketing. O objetivo é estreitar o relacionamento e levar informação com uma das principais ferramentas de comunicação da atualidade, a internet.
Aqui, conversaremos sobre o universo do marketing, como por exemplo, as principais variáveis que podem projetar sua empresa de forma certa e mais segura possível ao sucesso: análises do mercado, do consumo, do relacionamento, do investimento para agregar valores nos produtos e serviços, da inovação, e também, falar de publicidade e propaganda e design gráfico.
Desejamos uma boa leitura e esperamos confiante que possamos contribuir à evolução do seu negócio.
O VERÃO CHEGOU: A META É AQUECER AS VENDAS
É correto afirmar que o verão é um período que eleva as vendas em diversos segmentos de negócios. São muitos os que faturam com a chegada da alta estação, a exemplo das academias, lojas de roupas, acessórios, bares, restaurantes, cosméticos, bebidas, etc. Outro ponto positivo é a oscilação do dólar para cima que já traz o fortalecimento do turismo interno no Brasil. Pousadas e hotéis, bares, restaurantes, locadoras, casas de espetáculos, shoppings, supermercados terão um lugar de destaque para planejarem suas ações de marketing.
Na capital aracajuana, o verão e o turismo trazem muitas oportunidades às empresas locais. Os eventos de grande porte movimentam uma massa de consumidores ávidos para adquirirem produtos e serviços que ficam em evidência. Eventos como Pré-Caju, Festival de Verão, Carnaval, Praça de Eventos da Orla “Vila do Forró”, shows em bares e boates, eventos ligados à prática de esportes na areia da praia, em parques, no calçadão 13 de Julho, entre outros, proporcionam às empresas a manutenção de um lugar de destaque na mente do consumidor por meio do mix de mídia e nas ações de marketing. É tempo de planejar, vincular as peças criativas. Afinal, o verão chegou: a meta é aquecer as vendas. O que fazer? Qual a melhor forma de abordar os grupos de consumidores?
É tempo de ser criativo.
Da redação ProporMarketing
________PM
AUMENTO NO NÚMERO DE CARTÕES DE CRÉDITO
A projeção do número total de cartões de crédito que circulou no Brasil, no ano de 2008, foi de mais de 110 milhões de unidades, refletindo um aumento de 18,6%, quando se compara diretamente com os números do ano de 2007.
Fonte: Correio Brasiliense
________PM
A LOIRA GELADA QUER CALOR
Na revista Veja, edição 2092, de 24 de dezembro de 2008, foi apresentada uma matéria com o título “A loira gelada quer calor”. Nos dias atuais o fluxo de informação no ambiente interno e externo da empresa aumenta consideravelmente. A equipe de marketing tem que estar atenta aos dados mercadológicos atuais, avaliá-los friamente e antecipar suas ações estratégicas para superar a concorrência.
A revista citou o caso da sorveteria Portofino que perdeu uma ótima oportunidade de mercado. O fato é que uma onda de calor esquentou todo o litoral paulista no ano de 2006, e as empresas concorrentes se preparam com antecedência: aumentaram o estoque para atender a crescente demanda. Na verdade, as empresas concorrentes compraram informações do centro de meteorologia para traçar a estratégia de distribuição antes da onda de calor chegar. A sorveteria Portofino foi a única que não conseguiu suprir a demanda, demonstrando que informação é de vital importância para aproveitar oportunidades que surgem no mercado.
Segundo a matéria, a cada 1% no aumento da temperatura atmosférica o consumo de cerveja cresce 0,28%. O número parece irrelevante, mas é de grande importância para o setor. Vale ressaltar que são consumidos mais de 10 bilhões de litros de cerveja anualmente. Outro dado importante baseia-se no consumo de latinhas, se a temperatura chegar a 40 graus, são vendidos 18 milhões de unidades a mais, quando comparado diretamente com a temperatura na média dos 25 graus.
Segundo Marcel Secco, diretor de marketing da Schincariol, as informações precisas aumentam e muito a viabilidade do planejamento de distribuição dos produtos e serviços nas prateleiras no dia de pico.
Qual é a melhor forma de antecipar as informações mais relevantes referentes ao seu setor? Como planejar e executar um plano de ação objetivando atender a crescente demanda ou a retenção?
Fonte: Revista Veja – Edição 2092 – 24/12/2008
________PM
ONDE EXISTEM GRAVES PROBLEMAS O MARKETING DESENVOLVE ÓTIMAS OPORTUNIDADES
No dia 18 de dezembro de 2008 a Polícia Rodoviária Federal apresentou os dados relacionados aos acidentes e infrações que aconteceram ao longo de 61 mil quilômetros das rodovias. Observe alguns dados:
- número de mortos caiu 5,5%;
- acidentes com morte caiu 6,3%
- 6000 pessoas pegas dirigindo bêbadas;
- 5.981 motoristas foram autuados e 3.881 presos, até 15/12/08;
- o número total de acidentes cresceu 9,8%;
- o número de feridos cresceu 3,9%;
- 899 mil motoristas flagrados em excesso de velocidade;
O site do Dentran/SE apresenta diversos números, vejamos alguns em 2008:
- total de colisões: 4.311
- vítimas fatais: 22
- vítimas não fatais:1.554
- colisão lateral (transversal): 1.548
- colisão traseira: 1.459
- colisão longitudinal: 909
- choque com veículo parado: 172
- colisão frontal: 84
- atropelamento de pedestres: 55
- número total de ocorrências: 8.923
- motoneta: 130
- motocicleta: 810
- automóvel: 6.025
- ônibus: 585
- caminhão: 391
- caminhonete: 500
- camioneta: 219
Ficam as perguntas para os diretores das empresas que trabalham com o segmento de veículos (concessionárias de novos e seminovos, oficinas em gerais, lojas de peças e acessórios, seguradoras, entidades de classes, etc): o que o marketing da sua empresa pode fazer para minimizar os números acima? Você consegue vislumbrar as oportunidades de trabalho com foco no marketing social e no relacionamento diretamente com os condutores de veículos? Será que existem oportunidades para outros segmentos como óticas, hospitais, clínicas, supermercados, bares, etc? Será que o seu concorrente já executou ou executa alguma ação de marketing baseado nesse sentido? E você? O que fazer para diferenciar?
Muitos empresários podem até dizer: eu, investir no que é responsabilidade dos outros? “governo, mercado e o próprio cliente”. Os anseios existem não só para as empresas, mas também para diversos tipos de público. E se há necessidades no mercado, o marketing transforma em oportunidades.
Dizem que é tempo de crise. Nós acreditamos no trabalho e vislumbramos oportunidades.
Fonte:
G1
Detran/SE
Obs: o número de veículos novos que entraram no mercado disparou consequentemente, os números anteriores apresentados acima foram menores.
________PM
POLUIÇÃO VISUAL: JÁ PENSEOU SE A LEI CIDADE LIMPA CHEGA EM ARACAJU?
Depois da lei Cidade Limpa em São Paulo, agora é a vez da cidade do Rio de Janeiro. A Prefeitura Municipal, através da Secretária de Ordem Pública, em parceria com a Guarda Municipal e a Comlurb (limpeza urbana) estão trabalhando para identificar placas publicitárias, outdoors, cartazes fixados em prédios abandonados, laterais de prédios, pontos de ônibus, etc. O subsecretário de fiscalização, Luiz Medeiros, afirma que existem mais de cinco mil peças publicitárias irregulares. As empresas identificadas recebem um auto de infração, pedindo para retirar a peça publicitária, caso a empresa insista será cobrado multa no valor de R$500,00. Já pensou se essa moda pega na cidade de Aracaju?
É fácil constatar tapumes de obras, ponto de ônibus, prédios públicos, mobiliário urbano, logradouros públicos, postes, orelhões, placas de sinalização de trânsito e placas de metais com peças publicitárias fixadas de forma incorreta. Por muitas vezes não respeitando a publicidade exibida corretamente, como no caso mobiliário urbano ponto de ônibus.
Vale destacar os imóveis particulares que alugam o seu solo ou a lateral do edifício para implantação de luminosos e empenas, chegando ao ponto de existir a exibição de peças publicitárias uma atrás da outra, com distanciamento mínimo de menos de 50 metros. Será que a mensagem publicitária torna-se eficaz? Que ferramenta de mensuração a sua empresa utiliza para identificar o retorno publicitário? Será que os consumidores conseguem reter a mensagem e a marca anunciante?
Está na hora de pensar em mídia, principalmente as que têm autorização da Prefeitura Municipal. Pense nas mídias eficazes e que podem ser mensuráveis. Pense nas que trazem retorno para marca e respeitam o meio ambiente, os prédios públicos e as paisagens naturais da cidade.
Fonte: G1
________PM
PESQUISA AMERICANA APONTA QUE FALTA INVESTIMENTO EM INOVAÇÃO
Em plena era digital as pequenas e médias empresas aceleram os investimentos na área da tecnologia da informação. Os mais evidentes no mercado baseiam-se em internet, sistemas administrativos, comunicação digital, controle de fluxo informativo entre os setores, etc. Porém, muitas não utilizam o computador de forma eficiente para obter respostas rápidas para tomada de decisões. As empresas aparentam utilizar o computador somente para acessar a internet, ou consultar o e-mail, imprimir recibo ou simplesmente decorar o ambiente. Os responsáveis ainda ficam horas, dias, meses debruçados no birô, estudando dados que se encontram nas pilhas de papéis. Processo lento à tomada de decisão.
Existem empresários locais que optam por ficar na estratégia defensiva, outros na imitativa e muitos na tradicional ou oportunista. Por muitas vezes estagnados, vendo as ameaças externas locais crescerem de forma rápida, como no caso da concorrência externa que chega cada vez mais preparada com capital tecnológico, humano e financeiro.
Se sua empresa não pode controlar a barreira de entrada de novas empresas na sua área e fica de camarote vendo os concorrentes locais ganhar o porte empresarial igual, ou melhor, que o seu empreendimento, tente ao menos minimizar de forma criativa usando o prestígio da imagem de marca da sua empresa para valorizar pequenas inovações.
Fonte: Convergência Digital
________PM
PARTICIPE
Inspiração é a palavra que define ProporMarketing São apenas 20 minutos de leitura, com muita informação e conteúdo. Inspire-se, envolva-se e comente. Seu pensamente é muito importante para nós.
e-mail: proporcao@yahoo.com.br
PENSAMENTO
“Há uma grande vantagem num nome que conte uma história. O nome é usualmente posto em destaque. Para justificar o espaço que ocupa, deveria ajudar a propaganda. Alguns desses nomes são, por si, quase uma propaganda completa”
– Claude Hopkins, 1923.
Arquivo do mês de dezembro 2008 do blog ProporçãoComunicação
-Com as fraldas Karol Baby o seu bebê vai brilhar cada vez mais.
-A Millarol Multimarcas demonstra no dia a dia que os seus clientes têm um todo especial.
-Planejamento Visual e Publicidade e Propaganda da Hidrocar Veículos.
-Projeto Editorial para Prefeitura de Lagarto.
__________
Indique o ProporMarketing para um amigo.
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