segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Realiza Construções nasceu para chamar atenção

Pensar em comunicação não é focar exclusivamente um momento, é solucionar o problema agora, mas vislumbrando sempre o futuro. Nenhuma empresa nasce com nome e marca forte. Ela pode sim, ser sustentada por uma grande marca, mas mesmo assim ela não nasce com histórico de comunicação. Necessita-se de um bom período para construir sua história, alicerçada pelo planejamento estratégico, um bom empreendedor com visão mercadológica, e sobre tudo, bons profissionais de comunicação para gerir todos os esforços de marketing.

Segundo Claude Hopkins (1923), “quando você consegue chamar a atenção de uma pessoa, então chegou a hora de tentar obter tudo quanto espera dela. Convoque todos os seus bons argumentos”. Os pensamentos do grande publicitário norte-americano, escritos no início do século passado, servem de lição e podem sim, ser colocados em prática na contemporaneidade. A citação acima apresenta diversas linhas de raciocínio, mas uma coisa é certa, para começar uma empresa de sucesso é de fundamental importância para o novo empreendimento uma marca forte, sólida e exclusiva.

Quando uma marca é constituída na forma geométrica, na psicodinâmica das cores e suas sensações cerebrais, do estudo tipológico, do conhecimento específico no campo do design gráfico, e na ciência propaganda nasce o primeiro momento de comunicação da empresa, constituída pela identidade visual.

A linguagem não-verbal fascina e seduz instantaneamente, mexe com o subconsciente do consumidor. É um dos formatos mais eficazes de comunicação. A sociedade brasileira comparada diretamente aos países mais desenvolvidos é na verdade, uma sociedade não leitora, que é fascinada pelo o brilho da imagem, como no caso a televisão e suas inúmeras imagens.

Uma marca única detém uma forte carga de informação, atributos peculiares sendo previamente constituídos no campo da ciência. Por isso, considero um momento mágico, o momento de Hopkins, de chamar a atenção dos diversos tipos de público, e posteriormente de entrar diretamente no campo do marketing, na área da comunicação. A partir daí, explora o segundo momento, o de ser criativo para construir bons argumentos.

A Realiza Engenharia nasceu com planejamento estratégico de comunicação, sendo que o primeiro passo foi à construção do seu manual de identidade, material expediente, fachada e comunicação interna. Não vou me estender em conceito, prefiro que vocês leitores mergulhem no universo da comunicação não-verbal e absorvam os conceitos que a marca transmite. Analise se chama atenção, se o momento é de Hopkins.

Cliente: Realiza Construções
Aprovação: Cíntia Rejane
Setembro de 2003

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