Pensar
em comunicação não é focar exclusivamente um momento, é solucionar o problema
agora, mas vislumbrando sempre o futuro. Nenhuma empresa nasce com nome e marca
forte. Ela pode sim, ser sustentada por uma grande marca, mas mesmo assim ela
não nasce com histórico de comunicação. Necessita-se de um bom período para
construir sua história, alicerçada pelo planejamento estratégico, um bom
empreendedor com visão mercadológica, e sobre tudo, bons profissionais de
comunicação para gerir todos os esforços de marketing.
Segundo
Claude Hopkins (1923), “quando você consegue chamar a atenção de uma pessoa,
então chegou a hora de tentar obter tudo quanto espera dela. Convoque todos os
seus bons argumentos”. Os pensamentos do grande publicitário norte-americano,
escritos no início do século passado, servem de lição e podem sim, ser
colocados em prática na contemporaneidade. A citação acima apresenta diversas
linhas de raciocínio, mas uma coisa é certa, para começar uma empresa de
sucesso é de fundamental importância para o novo empreendimento uma marca
forte, sólida e exclusiva.
Quando uma marca é constituída na forma
geométrica, na psicodinâmica das cores e suas sensações cerebrais, do estudo
tipológico, do conhecimento específico no campo do design gráfico, e na ciência
propaganda nasce o primeiro momento de comunicação da empresa, constituída pela
identidade visual.
A
linguagem não-verbal fascina e seduz instantaneamente, mexe com o subconsciente
do consumidor. É um dos formatos mais eficazes de comunicação. A sociedade
brasileira comparada diretamente aos países mais desenvolvidos é na verdade,
uma sociedade não leitora, que é fascinada pelo o brilho da imagem, como no
caso a televisão e suas inúmeras imagens.
Uma
marca única detém uma forte carga de informação, atributos peculiares sendo
previamente constituídos no campo da ciência. Por isso, considero um momento
mágico, o momento de Hopkins, de chamar a atenção dos diversos tipos de
público, e posteriormente de entrar diretamente no campo do marketing, na área
da comunicação. A partir daí, explora o segundo momento, o de ser criativo para
construir bons argumentos.
A
Realiza Engenharia nasceu com planejamento estratégico de comunicação, sendo
que o primeiro passo foi à construção do seu manual de identidade, material
expediente, fachada e comunicação interna. Não vou me estender em conceito,
prefiro que vocês leitores mergulhem no universo da comunicação não-verbal e
absorvam os conceitos que a marca transmite. Analise se chama atenção, se o
momento é de Hopkins.
Cliente:
Realiza Construções
Aprovação: Cíntia Rejane
Setembro de 2003
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